Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024



Política Quarta-feira, 18 de Março de 2020, 10:57 - A | A

Quarta-feira, 18 de Março de 2020, 10h:57 - A | A

Covid-19

Prefeitura proíbe corte de água em Campo Grande por 60 dias

Medida anunciada pelo prefeito Marquinhos Trad faz parte do plano de combate ao coronavírus

Hélder Rafael
Capital News

Reprodução/Facebook

Prefeitura proíbe corte de água em Campo Grande por 60 dias

Prefeitura proíbe corte de água em Campo Grande por 60 dias

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), anunciou nesta quarta-feira (18) a publicação de um decreto que proíbe a suspensão do fornecimento de água e esgoto na Capital pela concessionária Águas Guariroba. De acordo com o prefeito, o decreto tem validade de 60 dias e as contas que vencerem e não forem pagas nesse período, não poderão ser cortadas. Depois desse período, as contas poderão ser parceladas em até 36 vezes sem juros.

 

Já com relação ao fornecimento de energia elétrica, o prefeito justificou que a Energisa não é concessionária do município, no entanto, a prefeitura vai entrar em contato com a direção da empresa para adotar medidas semelhantes.

 

Marquinhos fez uma transmissão ao vivo em sua página no Facebook ao lado do secretário municipal de Saúde, José Mauro Pinto de Castro Filho, e da médica infectologista Márcia Dal Fabrro. O prefeito também respondeu questionamentos de jornalistas e comentários de seguidores.

 

Horários do comércio

Marquinhos disse que teve reuniões com representantes da Associação Comercial, shoppings e Câmara de Dirigentes Lojistas, no sentido de solicitar a redução dos horários de funcionamento. O prefeito pediu para que demais segmentos do comércio sigam as mesmas medidas e também reduzam a carga horária de atendimento.

 

Merenda escolar

O prefeito reconheceu que muitas famílias em situação de vulnerabilidade social enviam suas crianças à escola para priorizar a merenda. Nesse sentido, a partir de quinta-feira (19), a prefeitura irá fazer a distribuição de kits ou cestas alimentares às famílias que forem às unidades escolares para pedir ajuda. Ao todo, segundo a prefeitura, 111 mil alunos estão matriculados na rede municipal. 

 

Férias escolares

A organização dos dias letivos vai ser planejada mais para frente, segundo o prefeito. Para Marquinhos, o momento agora é de cuidar da saúde da população.

 

Transporte coletivo

Marquinhos disse que teve reuniões com o Consórcio Guaicurus e vai baixar normas determinando aumento no número de veículos nas ruas, com duplicação da quantidade de veículos nas linhas de maior fluxo. Além disso, segundo o prefeito, com menos alunos nos ônibus, os veículos terão menor ocupação.

 

Fornecimento de álcool gel e máscaras

Com auxílio da fiscalização do Procon, a prefeitura promete cassar o alvará de comércios que vendam álcool em gel e máscaras a preços distorcidos. Marquinhos afirmou também que vai adotar medidas para buscar e apreender produtos que estão sendo estocados ou até escondidos, com objetivo de fazer sobrepreço. 

 

As medidas são excessivas?

"Antes da pandemia, todas as medidas são alarmistas. Depois de uma pandemia, todas as medidas são insuficientes. É a situação em que nos encontramos agora. Os pacientes se contaminam ao mesmo tempo e acabam precisando de CTI ao mesmo tempo. Foi essa situação que aconteceu na China e na Itália, é é isso que precisamos evitar agora", explicou o secretário.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS