Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Política Terça-feira, 12 de Maio de 2009, 19:05 - A | A

Terça-feira, 12 de Maio de 2009, 19h:05 - A | A

Projeto prevê redução de IR para quem fizer doações ao FECP

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Quem fizer doações ao Fundo Especial para Calamidades Públicas, órgão vinculado ao Sistema Nacional de Defesa Civil, pode pagar menos imposto de renda. É o que propõe o projeto 41/2009, de autoria da senadora Marisa Serrano (PSDB/MS). Ela acredita que a iniciativa une a generosidade do povo brasileiro e a necessidade de apoiar os entes ligados ao Sistema Nacional de Defesa Civil. A proposta autoriza pessoas físicas a deduzirem do imposto de renda o dinheiro oferecido a este Fundo.

O projeto de lei da senadora Marisa Serrano também abrange as pessoas jurídicas. O valor doado, em bens ou dinheiro, pelas empresas vai deixar de integrar a base de cálculo para incidência do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

A idéia do projeto surgiu depois da catástrofe que atingiu Santa Catarina entre novembro e dezembro de 2008. As chuvas causaram mortes e prejuízos superiores a 350 milhões de reais.

Agora em 2009, as fortes chuvas que atingem as regiões Norte e Nordeste desde o início de abril já deixaram cerca de 185 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas. Segundo a Defesa Civil Nacional e as defesas civis estaduais, aproximadamente 300 municípios no Ceará, Amazonas, Maranhão, Bahia, Alagoas, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte estão em situação precária por causa das enchentes. Pelo menos 40 pessoas morreram nas inundações.

O Senado discute a aprovação de um crédito extraordinário de R$ 300 milhões para apoiar as vítimas das calamidades. Nesta terça-feira, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo recebe os Ministros da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e das Cidades, Márcio Fortes, além dos governadores dos estados afetados.

Por iniciativa de Marisa Serrano, a proposta que deduz do imposto de renda as doações feitas para vítimas de calamidades tramitam em conjunto com outro projeto semelhante apresentado posteriormente, o PLS 57/2009 do senador Raimundo Colombo (DEM/SC). As matérias serão debatidas na comissão de assuntos econômicos do Senado, em decisão terminativa, ou seja, sem a necessidade de passar pelo Plenário do Senado.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS