O PSD espera lançar ao menos 30 candidatos a prefeito em Mato Grosso do Sul, nas eleições de outubro. Essa é a expectativa do senador e presidente regional da sigla, Nelsinho Trad. O dirigente partidário fez o anúncio nesta sexta-feira (28).
"Eu, o deputado federal Fábio Trad e o deputado estadual Londres Machado fizemos a reunião da executiva do partido. Cada um de nós três vai apresentar dez candidatos a majoritária em MS. No mínimo, teremos 30 candidatos próprios. Já estamos discutindo os nomes dos pré-candidatos", afirmou Nelsinho.
Nas eleições de 2016, o PSD elegeu o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, que deve concorrer à reeleição.
O próximo passo do partido é convidar vereadores com mandatos para migrar ao PSD e tentar a reeleição. Em 2020, as novas regras eleitorais não preveem alianças proporcionais. O Código Eleitoral estabelece que as eleições para vereador obedecerão ao princípio da representação proporcional. Segundo esse modelo, é o partido que recebe as vagas, e não o candidato.
De acordo com o calendário eleitoral, a partir de 5 de março começa o período em que vereadores podem mudar de partido para disputar a eleição. A janela se estende até o dia 3 de abril. As convenções partidárias para escolha dos candidatos devem ser programadas entre os dias 20 de julho e 5 de agosto.