O ex-governador e pré-candidato do MDB ao governo de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, anunciou para o próximo dia 21 a convenção do partido, quando serão oficializados os candidatos a deputados estaduais, federais, senador e partidos aliados. “Já no dia 21 realizaremos nossa convenção e assim que forem registradas as candidaturas partiremos para campanha franca”, declarou o ex-governador. O anúncio foi feito nesta terça-feira (3) durante entrevista à FM Moreninhas (106,3).
O dia 21 de julho promete ser movimentado para a política do Estado. O PDT já havia anunciado que pretende confirmar a candidatura do juiz Odilon de Oliveira na mesma data.
Além da confirmação das candidaturas, as formação das alianças também movimenta os bastidores da política do Estado. A maior indefinição ainda se refere a posição dos Democratas. Em entrevista anterior, o ex-governador chegou a dizer que espera que “os 90% de chance” de apoio do DEM à sua candidatura se concretizem. No partido, a deputada federal Tereza Cristina já foi secretária de Estado de André. O PSDB também tem forte em interesse no apoio dos democratas.
Segundo André, também conforme declarações dadas durante a pré-campanha, é quase certo que o vice da chapa virá de Dourados. “Pode ser um homem ou mulher”, disse. A afirmação do pré-candidato do MDB levanta também a expectativa de proximidade com o DEM, em virtude da presença do ex-prefeito de Dourados, Murilo Zauith, que agora aparece na lista de lideranças dos democratas no Estado, junto com nomes do deputado estadual Zé Teixeira.
De acordo com André, a expectativa é de que o processo seja pautado na apresentação de propostas. “O que vamos fazer é apresentar o que fizemos, reunir as sugestões que a população nos dá por meio do Programa MS Maior e Melhor, reunir isso a uma espinha dorsal que já temos e mostrar como pretendemos sacudir nosso Estado para que ele volte a se desenvolver”, adiantou o pré-candidato.
Lançado em maio deste ano, o Programa MS Maior e Melhor tem percorrido todos os municípios de Mato Grosso do Sul com um sistema de consultas à população para elaboração do plano de governo. Vereadores, prefeitos, organizações e representantes da sociedade civil como um todo participam com sugestões em encontros temáticos para expor suas ideias.
“Vamos fazer uma campanha mostrando o que vamos fazer e como vamos fazer. A população não aceita mais promessas vazias”, explicou, acrescentando que não serão encerradas as consultas à população. “O Programa MS Maior e Melhor continua sendo a nossa principal ferramenta para definir cada uma das nossas prioridades”, finalizou.