Geraldo Magela/Agência Senado
Relator, deputado Carlos Marun, e presidente da CPMI da JBS, senador Ataídes Oliveira
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da JBS ouvirá em audiência pública na terça-feira (24) Jorge Hereda Fontes, ex-presidente da Caixa Econômica Federal. A audiência foi solicitada pelo deputado Juscelino Filho (DEM-MA), com o objetivo de esclarecer situações que envolvem nomes citados em depoimentos sobre os esquemas de corrupção investigados pela CPMI.
Também no dia 24 a comissão votará requerimentos de convocação do empresário Victor Garcia Sandri e do ex-procurador da República Eugênio Aragão. Na quarta-feira (25), a CPMI irá ouvir o empresário Ricardo Saud.
Na audiência anterior, no dia 17 deste mês, a comissão ouviu o procurador da República Angelo Goulart Villela. Na ocasião, ele se defendeu das acusações de receber dinheiro para vazar dados sigilosos para os donos do grupo J&F.
“A partir dos depoimentos do advogado destituído da Eldorado Celulose, Willer Tomaz de Souza, e do procurador afastado do MPF, Ângelo Goulart, fez-se imprescindível e necessária a convocação do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que coordenou toda a investigação que envolve o objeto de apuração da CPMI da JBS”, destacou o relator da Comissão, deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS), após concluir não haver contradição entre as informações prestadas pelos dois depoentes.
Relatório
Sobre o relatório, Marun adianta que um de seus objetivos é aprimorar a delação premiada, tópico de grande relevância para a Lei do Crime Organizado. “Até que ponto essas delações são válidas e legais? É uma lei nebulosa, não tem procedimentos e amplia exageradamente a discricionariedade do operador da delação”, explicou o peemedebista.
Marun vai priorizar também em seu relatório o aperfeiçoamento das Leis de Proteção ao Mercado Financeiro, com o objetivo de evitar o insider trading. “É um crime se valer de informações privilegiadas para obter lucro no mercado financeiro, como fizeram os irmãos Batista”, ressaltou o parlamentar sul-mato-grossense.