Campo Grande 00:00:00 Domingo, 22 de Dezembro de 2024


Política Quarta-feira, 21 de Novembro de 2007, 14:03 - A | A

Quarta-feira, 21 de Novembro de 2007, 14h:03 - A | A

Relatório final da CPI da Enersul será entregue a Fiems

Da Redação - VN


Após cinco meses de trabalho o relatório final da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Enersul será entregue pelo presidente, deputado Paulo Corrêa, ao presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen.

Em 750 páginas, o relator da CPI, deputado Marquinhos Trad, questiona a atuação da concessionária de energia no Estado após análise de 15 itens como estrutura de atendimento, estrutura organizacional, investimentos, política de reajuste, iluminação pública, política de pessoal, leitura de medidores e cobranças indevidas. Pelos dados do relatório, em dez anos (1997 a 2007) a Enersul reajustou a tarifa de energia no Estado em 334,26%, contra 151,83% de variação acumulada do IGP-M.

Outro fator apontado no relatório foi à questão da Cosip (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública) cobrada em 68 municípios. A empresa alegou que não poderia fornecer os valores repassados pelas cidades, pois precisaria consultar seus advogados sobre o repasse dos dados, já que se tratava de informações das prefeituras.

O relatório também aborda a estrutura do atendimento, estrutura organizacional, investimentos, política de pessoal, leituras de medidores, pendências financeiras, fornecimento de energia, enquadramento tarifário, suspensão indevida e conselho dos consumidores.

A Fiems foi uma das primeiras instituições a questionar a tarifa aplicada no Estado pela concessionária de energia. A realização da CPI só foi possível devido à união das instituições públicas e privadas, na defesa do segmento produtivo e da população de uma forma geral. Para o presidente Sérgio Longen, tanto o Governo do Estado, quanto a Assembléia Legislativa, demonstraram que é extremamente viável um trabalho conjunto em defesa tanto do interesse do cidadão comum quanto de um segmento econômico que se encontra em plena expansão no Estado.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS