Principal obra da Rota Bioceânica, pedra fundamental da ponte entre Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta (PY) será inaugurada no próximo dia 13 de dezembro. A cerimônia contará com a presença do governador de MS, Reinaldo Azambuja (PSDB), do secretário de infraestrutura Eduardo Riedel, do presidente do Paraguai Mário Abdo Benitez, e do presidente brasileiro Jair Bolsonaro.
Conforme o projeto a ponte, irá integrar o Centro Oeste brasileiro e interiorizar o desenvolvimento na região do Chaco paraguaio, além de reduzir as distâncias dos produtos e aproximar os povos dos quatro países: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Segundo o secretário Eduardo Riedel a obra integrará Mato Grosso do Sul e o Brasil, com o oceano.
Eduardo Riedel destacou a importância da pavimentação da Sul-fronteira e dos demais investimentos previstos para o município de Ponta Porã.“Quando estiver pronta, a Rota Bioceânica vai encurtar a distância percorrida pelos produtos brasileiros rumo ao mercado asiático, integrar Brasil, Paraguai, Argentina e Chile e transformar Mato Grosso do Sul em um hub logístico, um centro de distribuição de mercadorias”.
Por meio do Decreto Legislativo Nº 110, de junho de 2018, foi aprovado o texto do Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República do Paraguai para a Construção de uma Ponte Rodoviária Internacional sobre o Rio Paraguai entre as Cidades de Porto Murtinho e Carmelo Peralta.
Em 21 de dezembro de 2018, o então presidente do Brasil, Michel Temer se reuniu com o do Paraguai, Mário Abdo Benítez para a assinatura do termo de autorização para a construção de duas pontes com recursos viabilizados pela Itaipu Binacional, uma das pontes é a Ponte Internacional sobre o Rio Paraguai em Porto Murtinho/MS.