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Política Segunda-feira, 11 de Junho de 2012, 19:05 - A | A

Segunda-feira, 11 de Junho de 2012, 19h:05 - A | A

Russo pede ampliação da malha ferroviária em MS

Daniel Almeida Capital News (www.capitalnews.com.br)

O senador Antonio Russo (PR-MS) solicitou a construção de segmentos das ferrovias Norte-Sul e do Pantanal no estado de Mato Grosso do Sul. Segundo ele, os traçados vão impulsionar o desenvolvimento não só do estado, como de toda a região Centro-Oeste.

“Queremos que o segmento da ferrovia Norte-Sul compreendido entre Estrela D´Oeste e Panorama seja todo desenvolvido em território do nosso estado, passando pelos municípios de Aparecida do Taboado, Selvíria e Três Lagoas, chegando a Brasilândia. Defendemos que este traçado demonstra a melhor viabilidade técnica, econômica e ambiental”, afirmou em discurso no Plenário do Senado nesta segunda-feira (11).

Russo disse que a região que engloba este trecho da ferrovia Norte-Sul é grande produtora e precisa de infraestrutura adequada. Nestas cidades estão instaladas as grandes fábricas de celulose - papel, de fertilizantes da Petrobrás e de desenvolvimento de polo siderúrgico. A região também concentra indústrias de processamento de grãos, açúcar e álcool, madeira de modo geral e de outros produtos de exportação.

“Quando construída, no eixo da ferrovia Norte-Sul já haverá um montante de mais de 10 milhões de toneladas a serem transportadas por ano”, garantiu. Para o senador, o traçado que passa pelos municípios sul-mato-grossenses vai impulsionar o desenvolvimento econômico e social e vai promover ainda mais a interiorização do Brasil, elevando o índice de desenvolvimento humano.

Em relação à ferrovia do Pantanal, o senador Russo afirmou que estudo de viabilidade econômica e ambiental indica que a melhor opção é a passagem pelos municípios de Maracaju, Dourados, Nova Andradina, Bataguassu e Brasilândia, na fronteira com o Estado de São Paulo, nas proximidades de Panorama (no estado de São Paulo). A Ferrovia do Pantanal se conectará ao traçado da ferrovia Norte-Sul, na região de Brasilândia.

“A ferrovia do Pantanal vai atravessar o Mato Grosso do Sul de oeste a leste e será fundamental para o escoamento da produção. Vai ligar essas cidades à Hidrovia do Paraguai, que dá acesso aos países do Mercosul e o acesso aos portos da costa brasileira, por meio da Ferrovia Norte-Sul”, disse.
 

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