Deputados Estaduais e vereadores em Mato Grosso do Sul devem retomar os trabalhos pós recesso nesta semana, a partir do dia 1º de fevereiro. Na Assembleia Legislativa, os deputados diplomados vão se reunir em sessão preparatória para a solenidade de posse e também para a eleição da nova Mesa Diretora, que vai dirigir os trabalhos durante as sessões de 2023 e 2024.
A eleição da Mesa Diretora será por votação nominal e aberta, às chapas ou a candidatos individuais, que devem ser registrados até o início da sessão. Um mesmo deputado poderá simular em mais de uma chapa apresentada, ou de forma individual ou avulsa, desde que concorrendo ao mesmo cargo eletivo, todos os detalhes estão disponíveis no Capítulo II do Regimento Interno.
Na semana passada, o ex-governador do Estado, Reinaldo Azambuja, presidente do PSDB em Mato Grosso do Sul, se manifestou em nome do partido e também do atual governador, Eduardo Riedel, sobre o desejo de formarem uma chapa única na disputa pela liderança da Mesa. No entanto, outros nomes começam a surgir na disputa, como é o caso do deputado João Henrique Catan (PL).
Ano Legislativo
Na quinta-feira (2) a Assembleia realiza a sessão solene de instalação da 1ª Sessão Legislativa de 2023, com a presença do governador do Estado Eduardo Riedel (PSDB), conforme prevê a Constituição Estadual.
Na Câmara de Vereadores da Capital, a posse da Mesa Diretora ocorreu ainda no início do ano, quando o vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão, foi reconduzido para o biênio 2023/2024. Também compõem a Mesa Diretora os vereadores Dr. Loester (1º vice-presidente), Betinho (2º vice-presidente), Edu Miranda (3º vice-presidente), Delei Pinheiro (1º secretário), Papy (2º secretário) e Ronilço Guerreiro (3º secretário). A eleição da Mesa ocorreu em julho de 2021, em chapa de consenso. A Mesa Diretora é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e administrativos da Câmara.
Na Casa, a primeira sessão do ano está prevista também para a quinta-feira (2).
Deurico/Arquivo Capital News
O Vereador Carlão do PSB , foi reeleito para Presidir a Câmara da Capital
• Leia também:
Luiza Ribeiro e Ademir Santana assumem cadeira na Câmara nesta semana