Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Política Segunda-feira, 27 de Abril de 2020, 09:56 - A | A

Segunda-feira, 27 de Abril de 2020, 09h:56 - A | A

Legislativo

Senado aprova linha de crédito acessível para pequenos negócios

Taxa anual de juros será limitada a 5%; texto segue para sanção presidencial

Hélder Rafael
Capital News

Agência Senado

Senado aprova linha de crédito acessível para pequenos negócios

Senado aprova linha de crédito acessível para pequenos negócios

O Senado aprovou por unanimidade o projeto de lei que concede uma linha de crédito especial para pequenas e microempresas pedirem empréstimos de valor correspondente a até 30% de sua receita bruta obtida no ano de 2019. Agora, o texto segue para sanção presidencial.

 

De acordo com o projeto, fica instituído o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). A intenção da proposta é garantir recursos para as empresas e manter os empregos durante o período de calamidade pública decorrente da pandemia do coronavírus. 

 

Em vez de a União fazer repasses diretamente aos bancos para cada operação de empréstimo, será concedida uma garantia de até 85% do valor emprestado. O limite global da garantia para todos os empréstimos será de R$ 15,9 bilhões, por meio do Fundo Garantidor de Operações (FGO-BB), a ser gerido pelo Banco do Brasil.

 

A taxa anual que poderá ser cobrada no empréstimo é a Selic (atualmente em 3,75%) mais 1,25%. No cenário atual, a taxa final, sem encargos, será de 5% ao ano. O prazo de pagamento será de 36 meses, com carência de oito meses para começar a pagar as parcelas. Durante o período de carência, o empréstimo será corrigido apenas pela taxa Selic vigente.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS