O senador Delcídio do Amaral (PT) anunciou nesta sexta-feira (26) a participação do presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, na audiência pública que irá discutir projetos do Governo Federal para ampliação da malha ferroviária do Estado.
Segundo o parlamentar, Bernardo Figueiredo estará no dia 16 de agosto na Assembleia Legislativa, em Campo Grande. “A notícia me chegou através da assessoria da EPL. Atendendo a um pedido meu e dos deputados Amarildo Cruz (PT) e Laerte Tetila (PT), o presidente Bernardo Figueiredo irá debater conosco não só os projetos das novas ferrovias, mas também a situação do ramal explorado pela ALL (America Latina Logística) , que vai de Bauru (SP) a Corumbá (MS) , e encontra-se em situação lastimável”, afirmou Delcídio. “Já passou da hora de encontrarmos uma solução definitiva para isso”.
A Estrada de Ferro 267 vai sair de Panorama (SP), seguir para Estrela do Oeste (SP) e depois entrar por Mato Grosso do Sul, passando por Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina, Angélica, Deodápolis e Dourados.Também está confirmada a implantação da Estrada de Ferro 484 , que vai de Maracaju, pelo Cone Sul estado, até o interior do Paraná.
Segundo Delcídio, na modelagem confirmada pelo Ministério dos Transportes, a quem a EPL é vinculada, Dourados vai se tornar um grande entroncamento ferroviário. A ideia é licitar a construção dos novos ramais em setembro para que até o final do ano se tenha a definição dos ganhadores dos leilões, para começar as obras no ano que vem.
Delcídio explicou que as duas ferrovias são fundamentais para o escoamento da produção do Centro-Oeste. “Elas representam um avanço logístico e na infraestrura importantíssimo para o nosso Estado. Essa é mais uma vitória dos prefeitos, vereadores, das bancadas estadual e federal, e especialmente da população sul-mato-grossense”, afirmou o senador.