Campo Grande Quarta-feira, 17 de Abril de 2024


Política Sábado, 09 de Novembro de 2019, 12:11 - A | A

Sábado, 09 de Novembro de 2019, 12h:11 - A | A

PROJETO DE LEI

Senador quer tornar público áudios e vídeos de árbitros durante os jogos de futebol

Para Nelsinho a medida trará mais transparência aos jogos de futebol

Adriana Ximenes
Capital News

Luis Carlos Campos Sales, da Assessoria

ColunaMarcoEusébio

Projeto em tramitação no Senado torna público áudios e vídeos de árbitros e todos que utilizam VAR durante os jogos de futebol

 

Senador Nelsinho Trad (PSD) protocolou na última quinta-feira (07), o Projeto de Lei n° 5.926, de 2019, que cria Programa de Transparência dos Árbitros Assistentes de Vídeos e dos Áudios no futebol brasileiro. 

 

O árbitro assistente de vídeo, VAR na sigla em inglês, serve para auxiliar o árbitro de campo, com o objetivo de detectar erros em situações que possam modificar o resultado de um jogo.

 

O Projeto de Lei torna obrigatório, em todos os jogos nos quais o VAR é utilizado, a divulgação para todos os veículos de comunicação, que estiverem transmitindo os jogos ao vivo, a conversa entre o árbitro central e o de vídeo, assim como o vídeo gerador da imagem em que o árbitro de campo e os árbitros assistentes de vídeo estiverem em discussão. A Federação Internacional de Futebol proibiu que essas conversas sejam disponibilizadas e por isso o senador Nelsinho Trad resolveu criar o projeto.

 

Para Nelsinho, a informação acessível e imediata é imprescindível para garantir cada vez mais a transparência na política e no futebol não poderia ser diferente. O acesso a comunicação utilizada pelos árbitros, bandeirinhas e assistentes de uma forma geral durante os jogos vai garantir a todos um melhor entendimento das regras do jogo. 

 

A lei estabelece ainda um prazo de até 30 dias após aprovação do texto para que a Confederação Brasileira de Futebol regulamente o Programa de Transparência dos Árbitros Assistentes de Vídeos e dos Áudios. 

 

Sobre o VAR

 

O árbitro assistente de vídeo (VAR, do inglês Vídeo Assistant Referee) ou Árbitro de Vídeo é um árbitro assistente de futebol, que analisa as decisões tomadas pelo árbitro principal com a utilização de imagens de vídeo e áudio. 

 

Existem 15 tipos de decisões que podem ser revistas, entre elas gol, pênalti, cartão vermelho direto, confusão de identidade, posição de impedimento na jogada de criação do gol, faltas não marcadas na jogada de criação do gol, verificar se a bola entrou inteira no gol ou não, entre outros. 

 

A International Football Association Board (IFAB), órgão que determina as regras do jogo, aprovou a utilização do vídeo árbitro em junho de 2016. A utilização ao vivo do sistema VAR começou em agosto de 2016 na United Soccer League. No Brasil, a tecnologia foi usada pela primeira vez no Campeonato Pernambucano de Futebol de 2017.

 

O Campeonato Brasileiro deste ano foi o primeiro com a utilização do VAR em todos os jogos, e quando terminar, será a competição que mais vezes utilizou o árbitro de vídeo no mundo, segundo números da própria Confederação Brasileira de Futebol.​

 

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS