Campo Grande 00:00:00 Sábado, 19 de Abril de 2025


Política Segunda-feira, 07 de Janeiro de 2008, 17:01 - A | A

Segunda-feira, 07 de Janeiro de 2008, 17h:01 - A | A

Simone diz que Senai integra tripé do desenvolvimento de Três Lagoas

Da Assessoria

A prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet (PMDB), classificou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) como um dos integrantes do tripé que garante o desenvolvimento do município ao lado do Estado e das indústrias instaladas na região. “Além dos incentivos do governo, para atrair as empresas precisamos de uma mão-de-obra qualificada e hoje o Senai nos dá essa garantia de qualidade, pois, sem essa parceria, muitos investimentos não teriam vindo para Três Lagoas”, declarou, destacando os investimentos feitos no município pelo Sistema Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul) por meio da marca Indústria Ativa, lançada no ano passado, pelo presidente Sérgio Marcolino Longen.

As palavras da prefeita reforçam o papel do Senai na educação profissional do país, já que a entidade detém hoje uma das melhores do mundo, conquistando o segundo lugar entre os 48 países que participaram da maior competição mundial de educação profissional, o WordSkills, realizado no Japão, no ano passado. Os alunos do Senai trouxeram para o Brasil duas medalhas de ouro, três de prata, quatro de bronze e sete de excelência, ficando atrás apenas da Coréia do Sul.

Simone Tebet revela que, além da boa localização, da energia e da logística, o próximo ponto que o empresariado questiona é se tem mão-de-obra qualificada. “Graças a essa parceria com o Senai conseguimos em 2007 bater o recorde de qualificação de mão-de-obra no interior do Estado”, ressalta a prefeita. Em 2007, o Sistema Fiems, na área de ação de cidadania plena, lançou em Três Lagoas o Plano Setorial de Desenvolvimento dos Cursos Técnicos e do Programa de Qualificação Profissional para Celulose e o Plano Setorial para Desenvolvimento do Programa de Cursos Técnicos e do Programa de Qualificação do Papel de olho na demanda de mão-de-obra pelas empresas International Paper e Votorantim Celulose e Papel que estão implantando unidades industriais no município.

“Essa preparação antecipada dos jovens que no futuro vão atuar na fábrica de papel e celulose é um fato inédito no município”, ressalta a prefeita. Segundo ela, nos próximos dois anos esses jovens serão capacitados, tendo, durante oito horas por dia, aulas de química, física e biologia, entre outras, para que possam ingressar prontos nessa nova profissão. “Eles estão sendo pagos para estudar e, quando estiverem formados, vão sxer contratados com média salarial acima R$ 1 mil. Com certeza, esse é um grande projeto do Senai com a Prefeitura de Três Lagoas”, garante.

Além disso, já na área de ação produtiva e eficiente, a Indústria Ativa possibilitou o início da construção do laboratório de química e celulose e a implantação do Laboratório de Informática (CAD). Também no ano passado a cidade de Três Lagoas recebeu uma oficina didática de processos têxteis e foi lançado o projeto de instalações preventivas de combate a incêndio no prédio da Unidade do Sesi.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS