Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Sexta-feira, 28 de Junho de 2019, 16:41 - A | A

Sexta-feira, 28 de Junho de 2019, 16h:41 - A | A

Avanço

Simone tem avanço em projeto que criminaliza furto de combustíveis

A proposta será analisada em Plenário na Câmara

Flavia Andrade
Capital News

Roque de Sá/Agência Senado

Simone Tebet

Senadora Simone Tebet (MDB-MS)

 

O Projeto de Lei da senadora Simone Tebet, que tipifica os crimes de furto de derivados de petróleo em dutos de movimentação de combustíveis e sua receptação foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. A proposta será analisada agora pelo Plenário da Câmara.

 

A senadora apresentou a proposta ao constatar a disseminação do crime pelo Brasil. Para Simone, “além de colocar em risco a vida de pessoas e a integridade do meio ambiente, furtar ou roubar combustível para refino e posterior revenda gera prejuízos econômicos. “O furto de combustíveis já é considerado o quarto crime mais rentável no mundo, fala-se em mais de US$ 11 bilhões. Está atrás apenas do tráfico de drogas, do tráfico de pessoas e da falsificação”, destacou.

 

O relator, deputado Felipe Francischini (PSL-PR), elogiou a iniciativa e lembrou da tentativa de furto ao oleoduto da Transpetro no Rio de Janeiro, em abril, que matou uma menina de 9 anos e deixou outras quatro pessoas feridas. Na ocasião, 17 pessoas precisaram sair de suas casas por causa do vazamento. Em seu relatório, Fancischini alterou as penas propostas originalmente.

 

De acordo com o projeto, fica estabelecido uma gradação na punição, que vai sendo aumentada conforme a gravidade do crime. A pena varia de um a cinco anos de reclusão e multa, podendo chegar a até 14 anos de prisão, caso o delito provoque morte. O texto também prevê a punição para quem receptar o combustível furtado.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS