Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2016, 14:13 - A | A

Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2016, 14h:13 - A | A

Livre estou!

STF determina soltura do senador Delcídio do Amaral

Chefe de gabinete também foi solto nesta sexta-feira

Adriel Mattos
Capital News

Agência Senado

Delcídio entre Napoleão e o Mossad

Senador deverá cumprir prisão domiciliar

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, determinou nesta sexta-feira (19) que o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) seja solto. Ele estava em prisão preventiva desde novembro de 2015, quando foi preso pela Polícia Federal (PF).

Detalhes da decisão não foram divulgados, já que o processo está sob sigilo judicial. Também recebeu habeas corpus o chefe de gabinete de Delcídio, Diogo Ferreira.

 

Zavascki determinou ainda que o senador cumpra recolhimento domiciliar durante à noite e nos dias de folga. Para evitar a fuga dele, o passaporte deverá ser entregue em 48 horas. Com isso, ele também pode voltar ao Senado.

 

 Saiba mais

  Advogados de Delcídio pedem ao Conselho de Ética impugnação de relator

  Aniversário na prisão, Delcídio completa 61 anos

  Defesa de Delcídio pede que STF anule gravação de filho de Cerveró

  Delcídio do Amaral é transferido para quartel militar em Brasília

  Senador Delcídio do Amaral é preso durante diligência da operação Lava Jato em Brasília

“É inquestionável que o quadro factível é bem distinto do que ensejou a decretação da prisão cautelar: os atos de investigação em relação aos quais o senador poderia interferir, especialmente a delação premida de Cerveró, já foram efetivados, e o Ministério Público já ofereceu denúncia contra os agravantes”, decidiu o ministro.

Entenda o caso
Delcídio foi preso em 25 de novembro de 2015, em uma fase da Operação Lava-Jato. O ex-líder do governo do Senado é suspeito de atrapalhar as investigações da operação. Foi a primeira vez que um senador foi preso no exercício do mandato.

Ele é apontado como um dos articuladores de um plano de fuga de Nestor Cerveró, ex-diretor da área internacional da Petróleo Brasileiro S/A, e delator da Lava-Jato. Foi o filho de Cerveró que denunciou o plano.

 

Correção: o Capital News errou ao informar, induzido pela Agência Brasil, que o senador Delcídio do Amaral passou para o regime de prisão domiciliar. Na verdade, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) cita "recolhimento domiciliar", obrigando o parlamentar apenas a permanecer em casa durante à noite.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS