Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Política Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2019, 17:54 - A | A

Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2019, 17h:54 - A | A

PROJETO DE LEI

Supremo derruba MP que suspendia seguro DPVAT

Com decisão do Supremo, seguradora poderá voltar a cobrar o seguro obrigatório

Laryssa Maier
Capital News

Edemir Rodrigues / Governo de MS

Pagamento do IPVA com 15% de desconto encerra este mês

O julgamento é realizado por meio de votação eletrônica

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou na quinta-feira (19) para suspender a Medida Provisória 904/2019, que extinguiu o pagamento do Seguro DPVAT, contribuição obrigatória para cobrir gastos de acidentes causados por veículos. 

 

A ação foi proposta pela Rede após a medida ter sido assinada, no mês passado, pelo presidente Jair Bolsonaro. O relator da ação, o ministro Edson Fachin, atendeu ao pedido da Rede e foi seguido por cinco colegas: Alexandre de Moraes, Marco Aurélio Mello, Rosa Weber, Dias Toffoli e Luiz Fux. Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Celso de Mello rejeitaram o pedido de suspensão da MP. A ministra Cármen Lúcia não participou do julgamento. Luís Roberto Barroso declarou-se suspeito.

 

Esta liminar suspende provisoriamente a MP 904 , que irá aguardar o tratamento da medida no Congresso, ou seja, ela segue os trâmites da avaliação da medida provisória. O Congresso pode aprová-la, apresentar um projeto substitutivo ou pode caducar no período de 180 dias a partir da sua publicação.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS