Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Política Sexta-feira, 31 de Julho de 2020, 18:36 - A | A

Sexta-feira, 31 de Julho de 2020, 18h:36 - A | A

Coronavírus

TCE-MS sugere reforçar atendimento a indígenas e quilombolas na pandemia

Conselheiro Osmar Jerônymo recomenda à secretaria estadual de saúde ações de urgência

Hélder Rafael
Capital News

TCE-MS

TCE-MS sugere reforçar atendimento a indígenas e quilombolas na pandemia

Conselheiro Osmar Jerônymo

O conselheiro relator do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS), Osmar Jeronymo, determinou que a Secretaria de Estado de Saúde adote medidas de urgência para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, junto às comunidades indígenas e quilombolas de Mato Grosso do Sul.

 

O conselheiro aponta a importância de maior aporte de recursos na área de saúde nessas comunidades, tendo em vista a precariedade social desses povos, e considerando que Mato Grosso do Sul possui a segunda maior população do país autodeclarada indígena.

 

A recomendação de adoção de medidas urgentes por parte da Secretaria de Estado de Saúde para atender aos municípios onde esses povos estão localizados atende a Lei n. 8.080/1990, sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e funcionamento dos serviços correspondentes.

 

O despacho do conselheiro também traz o relatório feito pela equipe de Fiscalização da Divisão de Gestão de Saúde do TCE-MS, no qual o conselheiro Osmar Jeronymo destaca também a necessidade de registro dos gastos no Portal da Transparência.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS