Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Política Quinta-feira, 28 de Novembro de 2019, 09:32 - A | A

Quinta-feira, 28 de Novembro de 2019, 09h:32 - A | A

17 anos

TRF-4 confirma e aumenta pena do ex-presidente Lula

Caso do sítio de Atibaia é a segunda condenação em segunda instância

Elaine Silva
Capital News

Sylvio Sirangelo/TRF4

 ColunaMarcoEusébio

Relator do caso do sítio de Atibaia, João Pedro Gebran

Nesta quarta-feira (27) a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF4), em Porto Alegre, com decisão unânime, os desembargadores não só mantiveram a condenação de primeira instância ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva referente ao processo do sítio em Atibaia, no interior paulista, por lavagem de dinheiro e corrupção passiva, como aumentou a sentença. Agora, a pena subiu de 12 anos e 11 meses para 17 anos, um mês e dez dias. 

 

Para isso, atenderam a um apelo do Ministério Público Federal (MPF), que alegava o agravante de Lula ter praticado crimes enquanto era presidente.

 

A defesa de Lula ainda pode apresentar embargos de declaração ao tribunal, um tipo de recurso que não prevê mudança no resultado do julgamento. Ainda é possível encaminhar recursos para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo sobretudo a declaração de nulidades processuais, erro em atos processuais que poderia provocar a anulação parcial ou total do processo. No entanto, nessas instâncias superiores, não há previsão do reexame de provas.

 

É a segunda vez que o TRF4 confirma uma condenação de Lula no âmbito da Lava Jato. A primeira foi no caso do tríplex do Guarujá. O relator foi acompanhado integralmente pelos outros dois desembargadores que compõem a 8ª Turma do TRF4, Leandro Paulsen e Thompson Flores.

 

Entenda

 

Nesse caso, Lula foi condenado em 6 de fevereiro pela juíza substituta Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal de Curitiba, a 12 anos e 11 meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Foi a segunda condenação do ex-presidente no âmbito da Lava Jato. A primeira se deu no caso do tríplex no Guarujá (SP).

 

De acordo com a sentença da primeira instância, Lula recebeu vantagens indevidas das empreiteiras Odebrecht e OAS por meio da reforma do sítio em Atibaia que costumava frequentar com a família.

 

A obra teria custado mais de R$ 1 milhão, e o dinheiro teria sido descontado de propinas devidas pelas empresas em troca de favorecimento ilícito em contratos com Petrobras, segundo a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), que foi acolhida pela juíza.

 

Entre as melhorias realizadas no sítio, estão a construção de uma casa nos fundos do sítio, uma sauna, a reforma de um campo de futebol e de uma piscina, a instalação de uma cozinha projetada e a reforma de um lago.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS