Quinta-feira, 25 de Outubro de 2007, 16h:53 -
A
|
A
VCP e ALL assinam parceria em reunião com Puccinelli
Da Redação
Durante reunião hoje (25) de manhã, com o governador André Puccinelli, a Votorantin Celulose e Papel (VCP) e a América Latina Logística (ALL Ferrovias) assinaram parceria de 20 anos para transporte de 3,3 mil toneladas de celulose e papel da fábrica de Três Lagoas até o Porto de Santos (SP), incluindo a revitalização da ferrovia nesse trecho e a construção de um ramal ferroviário. “O transporte ferroviário é muito mais barato que o rodoviário e viabilizou-se a logística de Três Lagoas ao Porto de Santos. Esse é o sonho de 30 anos, que começou com o senador Ramez Tebet, e agora está se materializando por esforço de todos”, afirma Puccinelli, emocionado, lembrando que irá tentar viabilizar essa parceria da ALL com empresas de outros municípios, como por exemplo, Corumbá.
O tempo previsto de percurso dos 896 quilômetros entre Três Lagoas e Santos, conforme a ALL, será de 84 horas em tempo integral, ultrapassando um milhão de toneladas por ano. Para viabilizar a parceria, será construído um ramal ferroviário de cerca de 25 quilômetros da fábrica da VCP MS à linha principal da ALL e melhorias permanentes no trecho ferroviário entre Santos e Três Lagoas. “Até a inauguração da fábrica, em março de 2009, temos que estar com todo o material rodante, vagões e locomotivas, e a linha preparada para esse volume”, diz o presidente da ALL, Bernardo Hees.
Também estão previstas a aquisição de 40 locomotivas para aumento da capacidade de tração, e aproximadamente 600 vagões novos e usados, além da construção de um estrutura especial para carga e descarga em Três Lagoas. Conforme a ALL, cada vagão tira dois caminhões tipo bi-trem das estradas, o que corresponde a 220 caminhões a menos na rodovia até Santos.
“Teremos a competitividade ferroviária para o transporte dos bens e riquezas que estão sendo produzidos aqui no Estado. As soluções técnicas disponíveis e investimentos que serão feitos para a modernização desse trecho permitem dizer que hoje nós vamos ter custos competitivos para transportar a produção da fábrica de Três Lagoas para os portos oceânicos”, explica o diretor-presidente da VCP, José Luciano Duarte Penido.
Para a prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet, esse é o maior investimento privado de Mato Grosso do Sul, que irá aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) nacional em 0,15%, o PIB do Estado em 13% e a economia do município em 300%. “É a reativação efetiva dos trilhos da antiga Noroeste do Brasil, ou seja, conseguimos implantar de maneira definitiva o meio de transporte ferroviário graças a essa parceria e vamos também implantar um projeto de contorno ferroviário em Três Lagoas”, avalia.
Também participaram da reunião os secretários de Estado de Obras Públicas e de Transportes, Edson Giroto; e de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), Carlos Alberto Negreiro Said Menezes; o diretor de logística da VCP, Roberto Vidal e o diretor de projetos da VCP, Francisco Valério.
Investimentos
O Grupo Votorantim Celulose e Papel está investindo mais de R$ 3 bilhões na unidade industrial de Três Lagoas, que será a maior do mundo com produção de 1,3 milhão de toneladas/ano, área plantada de 225 mil hectares, sendo 79 mil hectares destinados à preservação ambiental. A inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2009, e todo o material necessário para a construção da fábrica está sendo comprado na região e a maior parte da mão-de-obra também é local.
A empresa possui três unidades industriais em São Paulo. Do total de 340 mil hectares de área florestal, 100 mil estão localizados em Mato Grosso do Sul.