Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Política Quarta-feira, 05 de Maio de 2021, 17:56 - A | A

Quarta-feira, 05 de Maio de 2021, 17h:56 - A | A

Live

Vereadores debatem a importância do tratamento das sequelas pós-covid

Live foi promovida pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/CMCG

Vereadores debatem a importância do tratamento das sequelas pós-covid

Lives da Câmara debatem assuntos relacionados a pandemia

Durante live realizada nesta quarta-feira (5), a Câmara Municipal de Campo Grande debateu informações sobre o enfrentamento a pandemia da Covid-19, e as medidas para o 

tratamento de sequelas dos pacientes que se recuperarem da doença.

 

A live conduzida pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Dr. Sandro Benites, contou com a presença do Diretor Clínico do Centro de Especializado em Reabilitação (CER/APAE), Dr. Paulo Siuffi Neto e do Secretário Municipal de Saúde (Sesau), José Mauro Filho.

 

Sandro Benites, ressaltou que o convívio com pacientes que desenvolveram sequelas devido ao Coronavírus, foi o que motivou a escolha do tema. “Todos os dias me deparo com pessoas com problemas neurológicos decorrentes da Covid-19 na prática clínica e também tenho relatos de vários colegas sobre isso”, explicou via assessoria. 

 

Na ocasião, Paulo Siufi destacou a maneira como a Covid-19 segue ‘desafiando as práticas médicas’, ao citar um caso em que uma criança assintomática apresentou problemas respiratórios devido a Covid-19, meses após estar recuperada. Por meio da equipe médica foi constatado que o problema se tratava de síndrome pós-Covid. “Quando a pandemia começou não tínhamos noção que poderia ser tão severo o pós-covid”, ressaltou via assessoria.  

 

Secretário de Saúde, José Mauro explica que após a administração municipal avaliar os impactos das sequelas apresentadas pelos pacientes recuperados, foi criada uma rede de apoio que integra o Hospital São Julião, Cassems, CER/APAE, Hospital Regional, Unidade Especializada em Reabilitação e Diagnóstico (UERD), com intuito de prestar apoio a população de Campo Grande. De acordo com a assessoria, desde setembro de 2020, a Associação De Pais E Amigos Dos Excepcionais (APAE), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), tem promovido ações que auxiliam pacientes que desenvolveram sequelas pós-covid. 

 

Conforme a Sesau, desde outubro do ano passado, cerca de 749 pacientes pós-Covid foram atendidos no ambulatório do Hospital Regional, entre as principais sequelas apresentadas estão a cardiologia e oftalmologia. 

 

Durante a live também foi debatida a campanha de vacinação contra a Covid-19, entre os pontos abordados destaca-se a aquisição de imunizantes da Pfizer um dia após Campo Grande registrar a maior marca de pessoas vacinadas segundo dados da Sesau.O primeiro lote da Pfizer, com 1 mil doses, é destinado a mulheres gestantes e puérperas, conforme a assessoria, os imunizantes foram armazenados em câmaras especiais a -70°C. 

 

Sandro Benites destacou que a medida de descentralizar as ações de vacinação por meio de parcerias com diversos planos de saúde do Estado é o melhor caminho a ser seguido, e reiterou a importância dos grupos prioritários comparecerem aos postos de vacinação a fim de diminuir os casos de Covid-19. 

 

Paulo Siufi também ressaltou a importância da vacinação."O mais importante é vacinar. Independente da marca, do país de origem, o importante é que o seu organismo tem uma resposta imunológica para que não tenha que ir para o hospital, não precise de uma UTI, e não corra risco”, argumentou via assessoria. 

 

Dados da Sesau mostram que houve uma redução do número de internações desde o início da vacinação, atualmente estão em uso cerca de 94% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis no município, em março deste ano a taxa de ocupação dos leitos era quase 100%, além dos 27 pacientes entubados na Upas aguardando vagas.

 

Serviço:

As lives da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Saúde são realizadas sempre às quartas-feiras às 10h30, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Casa de Leis. 

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS