Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Política Segunda-feira, 26 de Abril de 2021, 15:41 - A | A

Segunda-feira, 26 de Abril de 2021, 15h:41 - A | A

Educação

Vereadores solicitam instalação de novo polo da UEMS

Iniciativa visa democratizar o acesso à educação

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/CMCG

Vereadores solicitam polo da UEMS na região das Moreninhas

Reunião ocorreu no plenário da Casa de Leis

Em reunião realizada na última sexta-feira (23), vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande e representantes de bairros e setores educacionais, debateram o projeto de  instalação de um polo de Educação a Distância (EAD) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) nas Moreninhas, uma das regiões mais populosas da Capital. A proposta recebeu apoio de todos os presentes e, se concretizada, beneficiará cerca de 70 mil moradores.

 

Para o reitor da instituição, Prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho o polo é essencial para viabilizar o acesso à educação. “A UEMS tem por obrigação atender vocês, a sociedade. Através dos impostos dos senhores e das senhoras, esse dinheiro retorna para a Universidade. Cada centavo de vocês retorna para que a gente possa prestar uma educação, uma pesquisa e uma extensão de qualidade. Nosso compromisso, junto à Bancada Federal, é ampliar nossa doação junto à sociedade”, destacou via assessoria.

 

O projeto, justifica que um dos principais empecilhos é a dificuldade de locomoção dos estudantes devido a distância entre as Moreninhas e a UEMS. A iniciativa recebeu verbas da bancada federal 

 

Laércio de Carvalho explica que uma equipe técnica da UEMS irá visitar o bairro para identificar as demandas dos moradores e levantar a relação de cursos a serem criados. “Precisamos ter demanda, precisamos ter interessados. Já temos apoio da bancada federal para que possamos pagar algumas bolsas para professores, então isso já está garantido. Precisamos ter espaço, computadores e apoio técnico”, ressaltou.

 

Deputado federal, Dagoberto Nogueira (PDT), enfatiza que a bancada federal promove ações para democratizar o acesso ao ensino em todo o Mato Grosso do Sul. “Por que não democratizar a educação? No interior, atuamos junto com a classe política para viabilização desses cursos. É importante viabilizar alunos. Não adianta criarmos um polo nas Moreninhas se não tivermos alunos. Então, vamos depender muito dos vereadores, que conhecem as necessidades dos bairros. Vocês estão todos os dias lá. É muito importante a atuação de cada um”, afirmou via assessoria.

 

A reunião foi convocada pelo vereador Tabosa (PDT), que reforçou a importância da união de esforços em prol da construção polo educacional. “São nesses momentos que temos orgulho de honrar cada voto que tivemos da população. As coisas nascem de sonhos. Nossa bandeira principal é a educação e assim vamos construindo o futuro. Eu gosto de sonhar. A única coisa que não podem nos roubar, são os nossos sonhos”, ressaltou via assessoria. 

 

Os vereadores Zé da Farmácia (Podemos), Tiago Vargas (PDS), Coringa (PSD), Dr. Victor Rocha (PP), Edu Miranda (Patriota) e Camila Jara (PT), também participaram da reunião.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS