Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Política Terça-feira, 08 de Outubro de 2019, 08:56 - A | A

Terça-feira, 08 de Outubro de 2019, 08h:56 - A | A

Câmara Municipal

Vereadores votam oito projetos nesta terça-feira

Também está prevista para votação o direito da pessoa com deficiência estar acompanhada de um cão-guia ou de cão de assistência

Adriana Ximenes
Capital News

Divulgação

 

Divulgação

Vereadores votam oito Projetos nesta terça-feira

Sessão Ordinária

Nesta terça-feira (8), os vereadores da Câmara Municipal devem votar oito Projetos na sessão ordinária. A solenidade acontece às 9 horas, no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis, localizada na Avenida Ricardo Brandão, nº 1.600, Bairro Jatiúka Park.

 

Em regime de urgência os parlamentares votam o Projeto de Lei Complementar 654/19, de autoria do Executivo Municipal, que acrescenta o Item 6 à Tabela I, do Anexo II, da Lei Complementar 59, de 2 de outubro de 2003, que dispõe sobre o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), e dá outras providências.

 

A partir de janeiro de 2020, as empresas que prestam serviço de transporte coletivo passam a recolher o tributo, com 1,5% para o próximo ano, 3% para 2021 e 5% a partir de 2022. Na mensagem encaminhada pelo Executivo no Projeto, consta que a alteração é necessária porque é imprescindível o aumento da arrecadação dos tributos municipais, além de reduzir, no mínimo, 10%  dos incentivos ou benefícios de natureza tributária dos quais decorram renúncias de receitas, para ajustar às exigências do Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal que se encontra em votação no Congresso. 

 

Também em única discussão, o Projeto de Resolução 413/19, do vereador Dr. Lívio, que institui o Programa “Estágio Visita” na Câmara Municipal. Pela proposta, os universitários terão acesso a conhecimentos relacionados ao funcionamento da Casa de Leis e à forma de atuação de seus representantes, incentivando a participação democrática e o exercício da cidadania.

 

Ainda em única discussão, os vereadores avaliam o Projeto de Resolução 420/19, que institui a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Transtorno Espectro Autista (TEA) no âmbito da Câmara Municipal. A proposta é da vereadora Enfermeira Cida Amaral (PROS). 

 

Já em segunda discussão, mais duas propostas serão votadas. Os vereadores avaliam o Projeto de Lei 9.341/19, substitutivo ao Projeto de Lei 9.139/18, que altera e acrescenta dispositivos da Lei 5.534, de 25 de março de 2015, que dispõe sobre a implantação de “Bueiro Inteligente” como forma de prevenção às enchentes no Município. A proposta é dos vereadores André Salineiro (PSDB), Eduardo Romero (REDE) e William Maksoud(PMN). Ainda, analisam o Projeto de Lei 9.345/19, do vereador Prof. João Rocha (PSDB), que altera e acrescenta dispositivos à Lei 4.584, de 21 de dezembro de 2017, que dispõe sobre o Sistema Municipal de Transporte Coletivo de Campo Grande.

 

Os vereadores avaliam também, em primeira discussão, o Projeto de Lei 9.307/19, que dispõe sobre a realização da campanha permanente de não utilização de copos e xícaras plásticas descartáveis no âmbito das repartições públicas municipais. A proposta é dos vereadores João César Mattogrosso (PSDB),  Eduardo Romero, Delegado Wellington (PSDB) e Odilon De Oliveira (PDT).

 

Também está prevista a votação, em primeira discussão, do Projeto de Lei 9.269/19, do vereador João César Mattogrosso, que dispõe sobre o direito da pessoa com deficiência ingressar e permanecer em ambientes público ou privado de uso coletivo acompanhada de cão-guia ou de cão de assistência.

 

Os vereadores votam ainda, em primeira discussão, o Projeto de Lei 9.263/19, que autoriza o Poder Executivo Municipal a instituir, no Município de Campo Grande o “Guia De Saúde Pública”, com o objetivo de informar os cidadãos sobre todos os serviços oferecidos pelas as unidades de saúde municipais. A proposta é dos vereadores William Maksoud e Delegado Wellington.

 

Palavra Livre 

A assessoria técnica da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV-Sesau), Rosana Mercado, falará na Tribuna sobre o Projeto Wolbachia, com objetivo de promover a substituição de Aedes Aegypti por mosquitos com a bactéria Wolbachia, que tem capacidade reduzida de transmitir arboviroses como dengue, zika e Chikungunya. O convite para falar do tema foi feito pelo vereador Chiquinho Telles (PSD). 

 

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS