Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 24 de Dezembro de 2024


Política Quarta-feira, 27 de Março de 2013, 10:44 - A | A

Quarta-feira, 27 de Março de 2013, 10h:44 - A | A

Visita de ministra das Relações Institucionais beneficia municípios pobres, diz Assomasul

Bruno Chaves e Fernanda Kintschner - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A vinda da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para Mato Grosso do Sul, no próximo dia 1º, vai beneficiar os municípios pobres do Estado. A informação foi repassada ao Capital News pelo presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Douglas Figueiredo.

Na próxima segunda-feira (1º), Ideli desembarca em Campo Grande para participar do “Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeitas de Mato Grosso do Sul com Órgãos Federais”. Na oportunidade, temas como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Educação, Saúde, Programas Sociais, Investimentos em Rodovias e Ferrovias, entre outros, serão debatidos pelos presentes.

“Essa é uma ação inédita em que mais de 10 ministérios vão mandar representantes para aproximar o Governo Federal com os municípios, já que os problemas estão nos municípios”, afirmou o presidente da Assomasul.

No evento, os prefeitos terão a oportunidade de discutir os problemas enfrentados nas cidades, receber orientações sobre liberação de recursos, por meio de linha de crédito, e encaminhar reivindicações.

Os grandes beneficiados com a realização do encontro serão os municípios pobres, explicou Douglas. “Nem todos os municípios têm dinheiro para ir a Brasília e discutir projetos. Essa é a oportunidade certa”, explica.

Ainda de acordo com Douglas, esse é um projeto piloto em todo o Brasil que foi idealizado com o senador Delcídio do Amaral (PT), que passou a ideia para representantes do Governo Federal.

O governo federal, por meio da Secretaria de Relações Institucionais, realizará uma rodada de capacitações nos Estados para orientar os novos prefeitos sobre as políticas públicas. O objetivo é apresentar os principais programas, ações e linhas de financiamento voltadas às cidades.

A primeira edição do encontro aconteceu em Aracajú (SE) nesta terça-feira (26). A última será realizada em julho, em local a ser definido.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS