Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Reportagem Especial Terça-feira, 12 de Outubro de 2021, 08:07 - A | A

Terça-feira, 12 de Outubro de 2021, 08h:07 - A | A

Homenagem

12 de outubro é marcado pelo Dia da Padroeira do Brasil

Todos os anos milhões de romeiros se dirigem ao santuário, muitos para pagar promessas

Elaine Silva e Marina Romualdo
Capital News

Santuário Nacional/Cedida

Conheça a história da Padroeira do Brasil

 A data foi determinada pelo Papa João Paulo ll em 1954

 

O dia 12 de Outubro também é marcado pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida, ou Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil. A data foi determinada pelo Papa João Paulo II em 1954, mas somente em 30 de Junho de 1980 que o Decreto nº 6.809 foi publicado, no qual general-presidente da República, João Batista Figueiredo, instituiu o feriado nacional. 

 

Nossa Senhora da Conceição Aparecida é representada por uma pequena imagem de terracota de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, atualmente alojada na Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo.

 

Conforme a lenda, em 1717, pescadores lançaram suas redes no rio Paraíba do Sul, com o objetivo de pescar peixes grandes para um jantar especial para o Conde de Assumar. Eles tentaram muito mas, não estavam conseguindo pescar nada. 

 

No momento em que estavam desistindo, um pescador chamado João Alves apanhou uma imagem da Nossa Senhora da Conceição, primeiro o corpo e depois a cabeça e enrolou-a em um manto. Logo em seguida, as suas redes que até então estavam vazias, abundavam em peixes.

 

Desta forma, a imagem foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Principal em 16 de Julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI. No entanto, a imagem já havia sido coroada anteriormente, em nome do Papa Pio X, por decreto da Santa Sé, em 1904. 

 

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o maior Santuário no mundo dedicado a Maria, Mãe de Deus, localiza-se no Vale do Paraíba, cidade de Aparecida. A pedra fundamental da Basílica Nova foi lançada em 10 de Setembro de 1946, mas o início efetivo da construção ocorreu em 11 de novembro de 1955. A primeira missa no local aconteceu no dia 11 de Setembro de 1946 e o primeiro atendimento aos romeiros em 21 de Junho de 1959.

 

Em 2016, o Papa Francisco ao visitar o Brasil, elevou a basílica à catedral da Arquidiocese de Aparecida. Desta maneira, todos os anos milhões de romeiros se dirigem ao santuário, muitos para pagar promessas, já que a santa são atribuídos diversos milagres. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS