Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Reportagem Especial Sexta-feira, 21 de Abril de 2023, 07:00 - A | A

Sexta-feira, 21 de Abril de 2023, 07h:00 - A | A

Tiradentes

21 de abril: Conheça a história do feriado de Tiradentes

Tiradentes foi enforcado e teve seu corpo esquartejado por ordem da Coroa Portuguesa

Layane Costa
Capital News

Reprodução

21 de abril: Conheça a história do feriado de Tiradentes

21 de Abril de 1792: Tiradentes é enforcado no Rio de Janeiro

Sendo feriado nacional, o dia 21 de abril remete a data da morte de Joaquim José da Silva Xavier. O mineiro era conhecido pelo apelido "Tiradentes", além de ser militar, era um dentista amador. 

 

Joaquim atuou na Inconfidência Mineira como propagandista, sendo a pessoa que conquistava apoiadores para o movimento. Após a conspiração ser descoberta pelas autoridades portuguesas, Tiradentes permaneceu preso até ser assassinado. Tempos depois, tornou- se um símbolo da luta pela liberdade. 

 

Representação

O militar foi um dos mais importantes nomes da Inconfidência Mineira. Sua participação nesse movimento resultou em sua prisão e morte. Em 21 de abril de 1979, Tiradentes foi enforcado e teve seu corpo esquartejado por ordem da Coroa Portuguesa. Tempos depois, ele foi reconhecido como um símbolo de luta pela liberdade, e a data da sua morte passou a servir como uma homenagem a ele.

Fundação Clóvis Salgado

21 de abril: Conheça a história do feriado de Tiradentes

Tiradentes Esquartejado (Tiradentes Suplicado), Pedro Américo, 1893

 

Tiradentes na Inconfidência Mineira

Entre os anos de 1788 e 1789, Tiradentes e outras pessoas, entre elas intelectuais, mineiros, militares, religiosos e poetas, organizaram uma conspiração contra o governo de Barbacena (MG). 

 

Que tinha como objetivo uma conspiração de se livrar da pressão econômica lusitana, encarnada na pessoa dos governadores da capitania. Os inconfidentes planejavam estabelecer uma república constitucional em Minas Gerais. Assim, eles desejavam encerrar o laço colonial que existia com Portugal.

 

Tiradentes foi considerado o mais radical entre os inconfidentes, tendo inclusive elaborado um plano para matar o governador Visconde de Barbacena.

 

Mais da metade dos inconfidentes não assumiram a culpa para evitar penas mais duras. O único que reconheceu ser conspirador e assumiu a responsabilidade por toda a trama foi Tiradentes.

 

Dia de Tiradentes e a morte do inconfidente

Por ser militar e por ter assumido a culpa, a pena dada a Tiradentes foi a mais cruel. Depois de três anos preso, o alferes, no dia 21 de abril de 1792, foi “enforcado, decapitado e esquartejado". 

 

Feriado 21 de abril

O Dia de Tiradentes é considerado um feriado nacional que é comemorado em 21 de abril. O governo provisório de Deodoro da Fonseca estabeleceu o dia 21 de abril como feriado nacional por meio do Decreto nº 155-B, de 14 de janeiro de 1890.

 

Esse dia foi reafirmado como feriado por meio de leis emitidas em 1933 e 1949. 

 

Tiradentes tornou-se patrono cívico do Brasil, e seu nome foi incluído no Livro de Heróis da Pátria, em 1965.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS