Campo Grande Quarta-feira, 01 de Maio de 2024


Reportagem Especial Segunda-feira, 20 de Fevereiro de 2023, 13:50 - A | A

Segunda-feira, 20 de Fevereiro de 2023, 13h:50 - A | A

Catolicismo

Cerca de 500 envolvidos em acampamento católico dispersam carnaval

Santuário reúne centenas de jovens em retiro de quatro dias

Vivianne Nunes
Capital News

VW Comunicação - Willian Oliveir

ACAMPAMENTO

Santuário Nossa Senhora da Abadia reúne centenas de jovens em retiro de quatro dias

Carnaval, festa, folia, liberdade. Pelo menos essa é a ideia disseminada há anos e anos no Brasil e que, inclusive, fez do País, o local internacionalmente conhecido devido ao período de cinco dias de festa. Mas nem todos são favoráveis e em pleno século XXI, a igreja Católica mostra que está cada vez mais viva entre adolescentes e jovens, que preferem trocar a folia por pela palavra de Deus traduzida em oração, louvores e danças,  em retiros espirituais voltados à conversão e a uma caminhada viva de alegria sem limites. 

 

Pelo menos é o que pensam os mais de 500 servos e campistas envolvidos no tradicional Acampamento FAC (Formação de Adolescentes Cristãos), que acontece neste período todos os anos pelo Santuário Nossa Senhora da Abadia, em Campo Grande. 

 

Os chamados servos, são as pessoas que já passaram pelo seu momento campista e hoje se unem para “trabalhar” por amor a obra de Deus e em prol da juventude, meninos e meninas de 14 a 17 anos que, por alguma razão especial, decidiram deixar os prazeres mundanos para se dedicar ao amor de Cristo. 

"Os pais ou os próprios jovens buscam e encontram em Deus e na Igreja, princípios e segurança que respondem às interrogações e preenchem o vazio existencial"

 

“Os jovens buscam respostas para suas incertezas e dificuldades em uma realidade de relações superficiais e pluralidade de caminhos. Os pais ou os próprios jovens buscam e encontram em Deus e na Igreja, princípios e segurança que respondem às interrogações e preenchem o vazio existencial”, é o que explica o pároco do Santuário, padre Paulo Vital.

Willian Oliveira/VW Comunicação

Cerca de 500 envolvidos em acampamento católico dispersa carnaval

..

Segundo ele, essa é uma celebração que se apresenta de modo saudável,  a partir da fé, da experiência e vivência comunitária da festa de Carnaval, que nasceu dentro da tradição cristã como festa que antecede a quaresma mas que foi a ao longo do tempo perdendo seu sentido original.

 

Significado

Carnaval. Do latim, Carnis Levale, afastar-se da carne. O carnaval nasceu no período pré-cristão e foi incorporado ao calendário litúrgico da igreja católica como marco para o início da Quaresma, que são os quarenta dias para a Páscoa. 

 

No entanto, a festa foi tomando outros rumos no Brasil, onde foi introduzida pela cultura portuguesa. As campanhas e os temas carnavalescos sempre remetem a uma folia desregrada com álcool em excesso, drogas e sexo desregrado. Desta forma, a festa foi ganhando outras proporções e moldes.

Willian Oliveira/VW Comunicação

Cerca de 500 envolvidos em acampamento católico dispersa carnaval

Padres Lineker e Paulo durante a Missa

 

Pregações

Tendo como base a fé Católica Apostólica Romana, assuntos como a importância da família, da valorização pessoal, a importância de viver em comunidade, de ter a Deus como principal objetivo e de cultivar a fé e os ensinamentos deixados por Cristo, o pregador deste retiro que dura todo o tempo do carnaval, Padre Linniker Matheus, vem apresentando aos campistas um novo modo de enxergar a vida. 

 

Toda essa preparação, entrega e comunhão acontecem no sítio Divina Misericórdia, em Campo Grande, e tem a preparação iniciada pela organização com meses de antecedência. Faça chuva, faça sol, é um grande evento da igreja católica.

 

De acordo com o padre Linneker Matheus, são quatro dias de um encontro pessoal com Deus em que se pode refletir a vida, as dificuldades de ser adolescente, além das questões familiares e temas importantes como a depressão, a ansiedade, entre outras.

"O que muito custa, muito vale"

 

O jovem Vinícius Barboza Coutinho de Alencar, 17 anos, é um dos servos neste acampamento, que segue em sua sétima edição pelo Santuário da Abadia. “Como diz um dos nossos diretores espirituais: o que muito custa, muito vale. Então, trocar o carnaval é um prazer para mim, para retribuir um pouco do amor que Deus dá pra gente. Poder ser canal de graça para todas as pessoas vale muito mais do que passar um carnaval se divertindo”, concluiu.

Willian Oliveira/VW Comunicação

Cerca de 500 envolvidos em acampamento católico dispersa carnaval

..

Comente esta notícia

Mirela 23/02/2023

O Santuário N.S. da Abadia, na pessoa do padre Paulo resgata muitas vidas e eu sou mais uma que fui convertida ao evangelho através do acampamento. Fiz o 6º SENIOR (10/2018) que mudou a minha vida e minha perspectiva. Desde então, sirvo nos acampamentos e ajuda sempre que posso na paróquia. Foi servindo que conheci Antônio, que hoje é o meu esposo e nossas vidas foram transformadas da água pro vinho. Gratidão eterna a Deus, a toda a comunidade e em especial a padre Paulo, que se doa por inteiro, de corpo e alma para nos salvar e nos mostrar o caminho. A dedicação dele é uma verdadeira catequese. Nós o amamos e amamos essa comunidade. Quem tiver a oportunidade de fazer um acampamento, faça e abra o coração para que Deus tome conta de sua vida e se sinta transformado em nova criatura.

positivo
0
negativo
0

Washington Costa XITÃO 22/02/2023

Fiz o acampamento em outra comunidade em 2012 Desde o início estou no Santuário da Abadia O sacerdote @Paulo Vital se doa de corpo e alma para transformar a vida das pessoas que fazem ainda melhor! Tenho a certeza que muitas vidas foram transformadas neste lugar inclusive a minha O Prédio da Antiga Woods agora um local de restauração de vida. Venha pro Santuário da Abadia e ajude a obra e construção do Santuário da Abadia

positivo
0
negativo
0

Maria do Rocio 22/02/2023

Maravilhoso, meu afilhado Pedro Antônio, abriu mão de ir pescar, pois ele ama , trocou pelo acampamento

positivo
0
negativo
0

Daniel Silva 20/02/2023

Boa matéria!

positivo
0
negativo
0

Digmar 20/02/2023

Que Deus fortaleça cada dia mais esse sentimento e essa busca tão necessária de valores cristãos nos jovens da nossa comunidade e do Brasil

positivo
0
negativo
0

Mário da Rosa Machado 20/02/2023

Sou testemunho,e participei como campista do 6o.sênior (2018), acampamento de casais, acampamento Terapêutico Nefech e Acamp2, Partcicipando tbm como servo de vários outros acampamentos. Com mta gratidão a Paróquia Abadia, hoje me tornei um cristão devoto e aconselho a todos esse desafio para o encontro e valorização da palavra do santa, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

positivo
0
negativo
0

Wilmar 20/02/2023

Não existe alegria maior que estar junto de Deus e estes jovem abençoados podem viver isso mestes 4 dias.

positivo
0
negativo
0

7 comentários

1 de 1

Colunistas LEIA MAIS