Campo Grande Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Reportagem Especial Domingo, 29 de Janeiro de 2023, 08:34 - A | A

Domingo, 29 de Janeiro de 2023, 08h:34 - A | A

Reportagem Especial

Conhecido como Santos Dumont de Rochedo, aposentado quer construir avião

Com 60% da aeronave montada, o sonho do morador é viajar o mundo todo ao lado da esposa

Renata Santos
Especial para o Capital News

Acervo pessoal

Conhecido como Santos Dumont de Rochedo, aposentado quer construir avião

Wellington, ao lado da aeronave que está sendo produzida por ele

Você já pensou em construir um avião? Acredito que uma ideia como essa nunca deve ter passado na sua cabeça, certo? Pois acredite, quem não só teve a ideia como está tornando uma realidade, é o aposentado de 68 anos, Wellington Vicentini Júnior. Morador do município de Corguinho, cidade que fica a 98 quilômetros de Campo Grande, o idoso está construindo sozinho uma aeronave e virou notícia para os curiosos.

"Quero passear com a minha velhinha o Brasil todo"


O aposentado é daquelas pessoas apaixonadas por aviação, especialista em mecânica de aeronave fez diversos cursos na área, três deles certificados pela Agência Nacional de Aviação Civil a ANAC. Foi após esses cursos que o idoso teve a vontade de construir o próprio avião.“Ah, eu achei muito interessante e vi que com o conhecimento que eu tenho seria possível. Quero passear com a minha velhinha o Brasil todo” enfatiza o idoso.

O Wellington se informou e foi atrás dos meios para tornar, o que para muita gente parece inimaginável, possível. Wellington sabia muito bem o tipo de avião que queria, entre as características, o tamanho, no caso pequeno, espaço para duas pessoas e peças e materiais simples, ou seja, que fossem fáceis de encontrar, uma vez que no interior do Estado é difícil ter matéria-prima.

Acervo pessoal

Conhecido como Santos Dumont de Rochedo, aposentado quer construir avião

Projeto do avião que está sendo montado


Definindo o que buscava, foi atrás de alguém que tivesse um projeto que atendesse sua necessidade, foi então que ele foi parar no Rio Grande do Sul. Foi numa cidade do interior que comprou a planta do avião do Altair Coelho. Após a aquisição, estudos e aperfeiçoamentos foram necessários para iniciar os trabalhos, cerca de 4 anos até que, desse início a produção.

Foi em janeiro de 2022 que o aposentado começou a construir o avião. Escolheu Rochedo, município no interior do Estado, onde ele tem um galpão, para realizar o feito. No local, as peças estão sendo criadas, montadas e é onde a aeronave está ganhando corpo.

Acervo pessoal

Conhecido como Santos Dumont de Rochedo, aposentado quer construir avião

Foto tirada em setembro do ano passado. Aeronave estava 30% montada


A base principal é a madeira, mas também utiliza na criação e montagem das peças o aço, ferro, plástico e alumínio. Todo o trabalho é feito somente por ele que além criar alguns elementos sozinho, a montagem e desmontagem também é feita por ele.

O aposentado trabalha oito horas por dia, de segunda a sábado. Segundo ele, até o momento 60% da aeronave foi construída e a expectativa dele é que até o final do ano, esteja 100% pronta. O Wellington já gastou cerca de 80 mil na produção, mas acredita que ao todo deva gastar em torno de 300 mil reais.“Eu já montei a fuselagem do avião, o corpo, as asas, rodas entre outras peças, está bem adiantado”.

Acervo pessoal

Conhecido como Santos Dumont de Rochedo, aposentado quer construir avião

Aposentado cria e monta sozinho as peças em galpão no município de Rochedo


Na cidade ele virou atração, é conhecido por todos como “Santos Dumont de Rochedo”. Para quem não conhece, Santos Dumont foi o famoso aeronauta brasileiro que ficou conhecido como “pai da aviação”. No começo do século XX, ele realizou uma série de estudos e testes que o permitiram desenvolver o dirigível e ser um dos primeiros homens da época a construir um avião.

Segundo Wellington, as crianças vão até o local conhecer, os pais levam os pequenos, curiosos, perguntam e se divertem. “Ah! É gostoso, nem imaginava que daria essa repercussão toda”, afirma.

"Eu sei pilotar, mas não tenho o documento, esse vai ser meu próximo passo"


O aposentado, afirma que a construção da aeronave está dentro da legalidade e está sendo acompanhada por um Engenheiro Aeronáutico. Também informou que assim que o avião estiver pronto, um piloto, que é amigo dele, se prontificou a testar o avião até que ele tire a permissão para pilotar. “Eu sei pilotar, mas não tenho o documento, esse vai ser meu próximo passo”.

Acervo pessoal

Conhecido como Santos Dumont de Rochedo, aposentado quer construir avião

A base principal da aeronave é a madeira

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS