Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Reportagem Especial Terça-feira, 02 de Novembro de 2021, 08:05 - A | A

Terça-feira, 02 de Novembro de 2021, 08h:05 - A | A

Em novembro

Feriados de Finados não é somente tristeza mas também alegria

Independente da cultura visitas aos cemitérios, flores e velas estão presente

Elaine Silva
Capital News

Divulgação/Assessoria

Devotos celebram Dia de Finados e rezam por familiares falecidos

Finados

Dia de Finados é celebrado em 2 de novembro em todo o Brasil e a tradição envolve muita religiosidade, gira em torno das homenagens aos mortos. Porém, a data também é celebrada em diversos países do mundo e, dependendo da cultura de cada local, o Dia dos Mortos não é exatamente um momento triste, de luto e silêncio. 

Deurico/Arquivo Capital News

Foto ilustrativa de Finados, cemitérios, cemitério

Finados

 

Os brasileiros, vão aos cemitérios levar flores, acender velas e rezar pelos entes queridos que já morreram. Cada ato desta tradição é carregado de motivações pessoais e sentimentos, mas acima de tudo, a visita é uma expressão de respeito aos que já se foram. Dentre os costumes brasileiros, acender velas próximo aos túmulos é essencial. Elas iluminam os caminhos. Já as coroas de flores em forma de círculo representam a vitória da vida sobre a morte. Para a maioria, o dia e suas formas de homenagem é uma forma de encontro com os que já foram. 

 

Divulgação/Governo

Preços de artigos variam até 6 vezes mais no Dia de Finados

Finados

 

O Dia dos Mortos é uma data comemorativa celebrada no México, de origem indígena e já existe desde o tempo dos astecas e dos maias. Inicialmente, a comemoração era realizada durante todo o mês de agosto. Quando os colonizadores espanhóis chegaram, ficaram chocados com os rituais pagãos dos índios. 

 

Assim, alteraram a data comemorativa para o fim de outubro e o início de novembro, de forma a fazê-la ficar mais próxima do Dia de todos os santos e do Dia de Finados, celebrados pelo catolicismo nos dias 1º e 2 de novembro, respectivamente. Com os costume ir aos cemitérios visitar os túmulos dos entes queridos e preparar altares com alimentos, velas, flores e outros elementos. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS