Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Reportagem Especial Segunda-feira, 12 de Outubro de 2020, 08:11 - A | A

Segunda-feira, 12 de Outubro de 2020, 08h:11 - A | A

12 de outubro

Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil

Imagem da Santa foi encontrada em 1717 por três pescadores no Rio Paraíba

Elaine Silva
Capital News

Divulgação

Nossa Senhora Aparecida

Dia 12 de Outubro é comemorado o dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida

12 de outubro é comemorado, além do Dia das Crianças, o Dia de Nossa Senhora Aparecida, ou Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil. A data foi determinada pelo  Papa João Paulo II em 1954, mas somente  em 30 de junho de 1980 que o Decreto nº 6.809 foi publicado, no qual general-presidente da República, João Batista Figueiredo, instituiu o feriado nacional. 

 

Nossa Senhora da Conceição Aparecida é representada por uma pequena imagem de terracota de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, atualmente alojada na Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo.

Santuário Nacional

Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Santuário de Nossa Senhora Aparecida

 

Encontrada

A imagem da Santa foi encontrada em 1717 por três pescadores no Rio Paraíba (SP), chamado à época de Rio Itaguaçu. De acordo com os arquivos da época, eles tentavam há horas 'pegar' algum peixe. Em uma nova tentativa eles capturaram na imagem de uma santa degolada e, em seguida, a cabeça. Logo depois, as redes encheram-se de peixes. Sendo este fato considerado um milagre da santa resgatada. 

 

A identificação da Santa foi feita após os pescadores limparam a escultura, perceberam que a imagem era de Nossa Senhora da Conceição, mas estava com cor escura devido ao contato com a lama do fundo do rio. Então, passaram a chamá-la de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Começava assim a história de devoção àquela que viria a ser consagrada padroeira do Brasil, e que faz alusão à Maria, mãe de Deus.

 

A imagem foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Principal em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI. No entanto, a imagem já havia sido coroada anteriormente, em nome do Papa Pio X, por decreto da Santa Sé, em 1904. 

 

Santuário 

Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o maior Santuário no mundo dedicado a Maria, Mãe de Deus, localiza-se no Vale do Paraíba, cidade de Aparecida. A pedra fundamental da Basílica Nova foi lançada em 10 de setembro de 1946, mas o início efetivo da construção ocorreu em 11 de novembro de 1955. A primeira missa no local aconteceu no dia 11 de setembro de 1946 e o primeiro atendimento aos romeiros em 21 de junho de 1959.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS