Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Reportagem Especial Sábado, 30 de Dezembro de 2023, 09:32 - A | A

Sábado, 30 de Dezembro de 2023, 09h:32 - A | A

Reportagem Especial

Programa de acolhimentos às vitimas de abuso e violência sexual celebra resiliência e emancipa famílias

Cinquenta crianças e adolescente, além de quase 30 famílias, foram assistidas pela projeto

Juliana Rezende
Especial para o Capital News

Projeto Nova Transforma

Programa de acolhimentos às vitimas de abuso e violência sexual celebra resiliência emancipa famílias

Algumas famílias concluíram todo o processo e, agora, estão mais preparadas para enfrentar os desafios da vida

Toda ação de voluntariado, em sua maioria, enfrenta desafios e, por vezes, beira o encerramento ou a diminuição das atividades. Mas, em 2023, devido ao empenho e dedicação da organização e dos voluntários, o Projeto Nova Transforma, conduzido pela Fundação de Assistência à Pessoa Humana (Funasph), celebra a resiliência e as conquistas obtidas ao longo deste ano.

Alcançamos 28 famílias, oferecemos suporte para 50 crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual

“Este foi um período de notáveis conquistas, superações e avanços significativos. Alcançamos 28 famílias, oferecemos suporte para 50 crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, tudo devido a parcerias e emendas municipais, estaduais e federais”, comenta Viviane Vaz, psicanalista e coordenadora do Projeto Nova.

Entre as conquistas do Projeto Nova Transforma está a inauguração da loja física do bazar que, até pouco tempo atrás, era realizado uma vez ao mês de forma improvisada, na calçada da Primeira Igreja Batista de Campo Grande, localizada na região central da cidade.

Reconhecemos que nosso compromisso com o desenvolvimento humano, especialmente no contexto psicossocial e sexual é mais vital do que nunca

“Destaco também a conquista da licença na Vigilância Sanitária, que possibilitou a reativação da clínica odontológica após três anos de inatividade. À medida que refletimos sobre o ano de 2023, reconhecemos que nosso compromisso com o desenvolvimento humano, especialmente no contexto psicossocial e sexual é mais vital do que nunca”, afirma.

Fruto de amor e dedicação

A relevância do programa está nas falas de uma das vítimas acolhidas pela equipe. Para preservar a identidade da mulher vamos chamá-la de *Susi. Segundo Viviane, *Susi, de 44 anos, foi a que permaneceu por mais tempo no projeto, mas, depois de longos oito anos ela concluiu o processo e agora, com o tratamento finalizado, tem mais condições de lidar com a vida e com as marcas deixadas pelas experiências traumáticas.

Projeto Nova Transforma

Programa de acolhimentos às vitimas de abuso e violência sexual celebra resiliência emancipa famílias

Susi foi vítima de inúmeras formas de violência. As dores físicas e emocionais foram tratadas por Viviane e toda equipe do Nova Transforma. Hoje, Susi se sente mais livre

Ela passou por muitas coisas, por tudo de ruim que se possa imaginar

“Ela passou por muitas coisas, por tudo de ruim que se possa imaginar. Sofreu abuso por parte do pai, exploração sexual, tráfico humano, abortos, drogas, violência doméstica, tentativas de feminicídio. Por último lutava contra o suicídio, e dependia de ajuda para praticamente tudo. Agora ela conseguiu o Loas e está mais independente”, resume. O tempo médio de acolhimento dentro do programa é de dois a três anos de tratamento, explica Viviane.

Para *Susi o trabalho do Nova Transforma foi um divisor de águas. “Cheguei sem chão no Nova. Só conhecia a maldade, a desconfiança e depois que entrei pro projeto minha vida mudou. Eu era uma pessoa bem arredia, andava armada e não conhecia o bem. Saio do projeto como um vaso novo para Jesus encher de óleo. Parei de fazer programa há uns nove anos”, relata.

Além da mulher, mais oito famílias do programa foram emancipadas. Mais resistentes, as proles também estão aptas a seguir depois de terem sido amparadas e assistidas pelo projeto.

Projeto Nova Transforma

Programa de acolhimentos às vitimas de abuso e violência sexual celebra resiliência emancipa famílias

Além de dar “alta” para as famílias, o programa também qualificou e entregou certificado para as mulheres

Para encerrar o ciclo de 2023, Viviane elenca a entrega de certificados de cursos como costura básica, culinária, confeitaria básica, design de sobrancelha e depilação egípcia concluídos por quase 30 mulheres acolhidas pelos voluntários. Também houve a doação dos royalties dos livros escritos por crianças e adolescentes do projeto.

Projeto Nova Transforma

Programa de acolhimentos às vitimas de abuso e violência sexual celebra resiliência emancipa famílias

Crianças e adolescentes são estimulados a escrever. Os livros são vendidos pelos voluntários e parte da arrecadação é entregue aos jovens

“Foram 62 autores. Eles (as crianças e adolescentes) escreveram os livros e nós, do projeto, fizemos a venda deles. Neste final de ano entregamos em cheque o valor da porcentagem que tiveram direito”, conta a coordenadora.

Ações de Natal

No intuito de obter recursos para continuar a manutenção das atividades, a organização promoveu no início de dezembro uma feira natalina com vendas de bolo natalino de frutas, comidas, artesanato e roupas.

Os voluntários também contaram com doações de alimentos para montar cestas de natal para entregar às famílias e de brinquedos para presentear as crianças acompanhadas pelo Projeto Nova Transforma.

Projeto Nova Transforma

Programa de acolhimentos às vitimas de abuso e violência sexual celebra resiliência emancipa famílias

Voluntários se uniram e realizaram o sonho de diversas crianças neste Natal

Para 2024

Estamos ansiosos para continuar nosso trabalho no próximo ano, enfrentando novos desafios com a mesma determinação e empenho

A frente da coordenação, Viviane reforça a importância das parcerias. “As parcerias estabelecidas nos permitiu alcançar nossos objetivos e impactar positivamente a vida de tantas famílias. Estamos ansiosos para continuar nosso trabalho no próximo ano, enfrentando novos desafios com a mesma determinação e empenho. Agradeço a todos os envolvidos por fazerem parte deste capítulo importante na história do nosso projeto social”, finaliza.

Serviço

Há 12 anos o Nova Transforma é um programa de tratamento para crianças e adolescentes vítimas de violência e exploração sexual e oferece, gratuitamente, assistência nas áreas de psicologia, esporte, educação, arte terapia, culinária e empreendedorismo.

Além de conduzir a superação dos traumas e dores emocionais, são oferecidas ações de fortalecimento de vínculos familiares, geração de renda para as mães, cultura e lazer.

Mais informações podem ser obtidas via Whatsapp, pelo número: (67) 3324-4200, ou no site do projeto: http://projetonova.com/. Endereço: Rua Bernardo Franco Baís, 515, na Vila Carvalho. Perfil no Instagram @projetonova.

 

Projeto Nova Transforma

Programa de acolhimentos às vitimas de abuso e violência sexual celebra resiliência emancipa famílias

..

Projeto Nova Transforma

Programa de acolhimentos às vitimas de abuso e violência sexual celebra resiliência emancipa famílias

..

Comente esta notícia

Viviane da cunha Pereira 01/01/2024

Fico extremamente feliz em saber que o Projeto Nova Transforma teve um impacto tão positivo em minha vida. É maravilhoso ver como ele foi capaz de me proporcionar apoio e uma nova perspectiva. Estou muito feliz por me tornar voluntária e continuar ajudando outras pessoas por meio desse projeto. Agradeço e venho compartilhar sa minha história e desejo ter muito sucesso e realização contínua nessa jornada. Viviane Vaz também merece todo meu reconhecimento por seu cuidado e pela oportunidade que teve de contribuir. Obrigado por espalhar gratidão e bondade!

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1

Reportagem Especial LEIA MAIS