Logo nas primeiras letras da música do clip Menina, uma produção do Projeto Nova Transforma, da Fundação de Assistência à Pessoa Humana com o apoio do Fundo Social Sicredi, é possível identificar a dimensão e a profundidade da dor causada pela violência sexual.
Projeto Nova Transforma
Bastidores do vídeo produzido pelo Projeto Nova em parceria com o Fundo Social Sicredi
Ocorre que o assunto, ainda, apesar da gravidade e inúmeros contextos, é acobertado. Gerando mais dor, mais impunidade. O clip faz parte de um cronograma que pretende utilizar a música para combater e acolher vítimas da violência de gênero, além de, principalmente, conscientizar a população sobre os impactos sofridos por crianças e mulheres que vivenciaram e vivenciam a agressão sem ter apoio emocional adequado.
A psicanalista e coordenadora do Projeto Nova Transforma, Viviane Vaz, reforça a importância do processo de conscientização e da questão social que está atrelado à produção audiovisual.
Isso pode encorajar as vítimas a buscar apoio, a denunciar os agressores e a iniciar seu processo de recuperação
“É conscientizar o público sobre a gravidade e as diversas formas de violência contra mulheres e pessoas de outras identidades de gênero. Ao apresentar histórias reais, poder transmitir mensagens de apoio, solidariedade e empoderamento para as vítimas de violência de gênero, mostrando que elas não estão sozinhas e que existe ajuda disponível. Isso pode encorajar as vítimas a buscar apoio, a denunciar os agressores e a iniciar seu processo de recuperação e poder pessoal”, diz.
Projeto Nova Transforma
Viviane teve seu trabalho reconhecido e recebeu homenagens na Câmara Municipal de Campo Grande
No Projeto Nova Transforma essa realidade existe. A equipe acolhe 26 famílias, sendo cerca de 50 crianças e adolescentes. A intenção é que o vídeo onde a cantora Deyse Dittimar se apresenta, alcance o maior número de pessoas e consciências. Clique aqui e assista pelo Youtube. A música também já disponível está nas mídias sociais. “Quando menina não teve quem lhe pegasse a mão e o mostrasse o amor como algo de bom. Entendeu que a dor é que é a verdade”, diz um trecho da letra da canção escrita por Deyse.
A produção musical é de Evandro Vaz e a produção do vídeo de Joelson Emanuel. Deise, inclusive, é uma cantora campo-grandense. Atualmente ela concilia a vida artística com a aviação. Ela segue com o propósito de levar, por meio da música, mensagens de reflexão, que tratem da condição humana e suas fases de desenvolvimento, desde a inconsciência sobre si, até um despertar de autoamor. Na busca por ressignificar e curar as feridas do abuso sofrido ainda enquanto era criança, Deise abraçou no ano passado a Campanha Maio Laranja contra o abuso sexual e contou ao Capital News um pouco da sua trajetória e de como foi o momento em que procurou ajuda e conseguiu denunciar o abusador, no caso, o padrasto, 20 anos após o início das abordagens dentro da própria casa.
Menina - Deyse Dittmar | Projeto NOVA
• Leia também:
Reportagem Especial | Programa de acolhimentos às vitimas de abuso e violência sexual celebra resiliência e emancipa famílias
Serviço
Há 12 anos o Nova Transforma é um programa de tratamento para crianças e adolescentes vítimas de violência e exploração sexual e oferece, gratuitamente, assistência nas áreas de psicologia, esporte, educação, arte terapia, culinária e empreendedorismo. Além de conduzir a superação dos traumas e dores emocionais, são oferecidas ações de fortalecimento de vínculos familiares, geração de renda para as mães, cultura e lazer.
Mais informações podem ser obtidas via Whatsapp, pelo número: (67) 3324-4200, ou no site do projeto: http://projetonova.com. Endereço: Rua Bernardo Franco Baís, 515, na Vila Carvalho. Perfil no Instagram @projetonova.
Projeto NOVA - Institucional - Atendimento a vítimas de abuso sexual