Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Reportagem Especial Sábado, 11 de Junho de 2022, 13:48 - A | A

Sábado, 11 de Junho de 2022, 13h:48 - A | A

Reportagem Especial

Você gosta de uma foto?

Homens não resistem e registram foto ao lado do ipê rosa

Renata Silva
Especial para o Capital News

Acervo pessoal

Você gosta de uma foto?

Eduardo Laroza faz foto da filha Mariana na Avenida Afonso Pena

Você é daquelas pessoas que não abre mão de uma “fotinha” ao lado de um Ipê florido? É, para muita gente passar ao lado dessa árvore imponente e não pegar o celular e fazer um registro é uma desfeita, e das grandes. E não são só as mulheres as atraídas por essa beleza da natureza, os homens também ficam encantados e querem eternizar o momento.

Acervo pessoal

Você gosta de uma foto?

Carlos Rojas na sua pedalada matinal

 

E seja na ida para o trabalho, para a academia ou para casa, se estão no caminho, o clique é certo. “Me deparei com essa maravilha da criação de Jeová, um pé de ipê-rosa e tirei essa foto com meu celular. Nunca perco uma oportunidade porque nunca mais terei a mesma imagem de algo tão belo como uma árvore”, disse o Carlos Rojas de 55 anos, morador do bairro mata do jacinto, durante a sua pedalada matinal, em frente ao parque sóter.

Em Mato Grosso do Sul as flores do ipê rosa já desabrocharam e em quase toda esquina é possível enxergar o colorido, o que deixa o cenário da cidade mais exuberante. E não são só os moradores da capital os que querem registrar a florada, quem esta a passeio por aqui, não deixa de fotografar o momento.

O Tecnólogo em Informática Eduardo Laroza de 56 anos veio de São Paulo com a esposa e a filha Mariana Ale de Almeida Laroza de 12 anos visitar a sogra, passou pela avenida Afonso Pena e não resistiu a uma foto da filha embaixo a árvore gigante. “Sou de São Paulo e não têm tantos ipês como aqui. É maravilhoso, alegra qualquer humor”, ressalta.

"É maravilhoso, alegra qualquer humor"


O Ipê é uma das árvores mais populares no Brasil, é encontrada em todas as regiões do país. A sua floração é mais comum no verão, no entanto em regiões mais quentes ela costuma florescer quase durante todo o ano.

Essas árvores têm diferentes cores, roxo, rosa, branco e o mais comum o amarelo. As floradas costumam durar uma semana, em média, e variam conforme a pouca concentração de água na atmosfera.

O profissional da beleza e estética Alexandro Pereira de 37 anos adora uma foto e nessa época do ano fica procurando a árvore para fotografar e aparecer junto delas. “Todo ano eu vou em busca deles, eu amo todos: o amarelo, o rosa, etc. Eu acho eles lindos e combinam com nossa cidade com nosso clima com o verde que temos no nosso estado”, ressaltou.

Acervo pessoal

Você gosta de uma foto?

Alexandro em fotos com a árvore na Afonso Pena e Parque das Nações Indígenas

Uma das principais dúvidas de quem anualmente aguarda uma foto ao lado delas é sobre o período da florada. “Eu sou um admirador dos ipês, nunca os vi florescerem todos juntos e tenho dúvidas quanto ao período de cada cor”, disse o aposentado Joaquim Rodrigues.

"A árvore enfeita a cidade com sua beleza, traz paz e leveza a quem olha. É uma das riquezas do nosso estado"


De acordo com Professora de biologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Maria Rosângela Sogrist cada tipo de ipê tem uma época de florada. No entanto, mesmo havendo períodos distintos para as floradas, nem sempre é uma regra. Isso porque as influências climáticas, como incidência de chuvas e de frio interferem nas temporadas dos ipês e em alguns anos eles podem florescer ao mesmo tempo.

Acervo pessoal

Você gosta de uma foto?

Sidney na ida para o trabalho


Para o operador de escavadeira Sidney soares de 43 anos, o ipê rosa é o favorito e quando é a época da sua florada, não deixa de registrar uma foto. A caminho do trabalho, fez o registro no bairro Santa Luzia. “Sempre que tenho oportunidade registro sim esses momentos porque não fica por muito tempo. A árvore enfeita a cidade com sua beleza, traz paz e leveza a quem olha. É uma das riquezas do nosso estado”, declarou.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS