Campo Grande/MS, Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2020 |
27˚
(67) 3042-4141
Rural
Sábado, 12 de Setembro de 2020, 12h:32
Tamanho do texto A - A+

A importância da qualidade da pastagem para o cavalo

Pastagem de qualidade resulta em alto desempenho nutricional e emocional

Laryssa Maier
Capital News

Divulgação/ FAMASUL

A importância da qualidade da pastagem para o cavalo

 

O doutor em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz – Esalq, Claudio Haddad, orienta a não criar cavalo sem ter uma pastagem de qualidade. A relação entre bons criadores, pastos e cavalos está entre os assuntos abordados pelo especialista na editoria.

 

“Existe uma correlação dos criadores de cavalos, as pastagens e o equilíbrio emocional dos animais. Os cavalos mais premiados, mais esportistas e vencedores, são aqueles oriundos de áreas que receberam mais atenção com o pasto. A dica é garantir que o animal tenha acesso à pastagem, para que ele se sinta nutricional e psicologicamente bem”, explica Haddad.

 

O pasto é o modo mais barato de produzir um cavalo. “O animal tem um custo de produção de 35% a 40% menor, uma economia maior do que em muitos outros países. Quando as pastagens perdem produção e valor nutritivo na seca, entramos com os demais volumosos que complementam a dieta como o feno de gramínea, de alfafa”.

 

De acordo com o professor, na década de 90, o cavalo era refúgio da moeda. “Naquela época o mercado de equinos alcançou um ápice, a procura foi muito grande. A inflação era elevada e o animal valorizava mais do que do dólar. Hoje o mercado é bom para quem produz com qualidade. Ele passou a ter o real valor, em outras palavras, para ser bom, tem que ter mérito”, explica.

 

“Existe maior ou menor profissionalismo entre as raças. Cada uma delas tem características muito específicas, a escolha vai depender muito do que se procura, mas tem para todo mundo, gostos e preços”.

 

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix