Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Rural Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020, 09:41 - A | A

Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020, 09h:41 - A | A

Alerta

China diz que detectou coronavírus em frango importado do Brasil

Segundo a prefeitura de Shenzhen o lote pertence ao frigorífico Aurora, de Santa Catarina

Flávio Veras
Campo Grande

 

Divulgação

frango

 

A prefeitura de prefeitura de Shenzhen, cidade da China próxima de Hong Kong anunciou nesta quinta-feira (13) que detectou o novo coronavírus (Covid-19) em um controle de rotina de frango importado do Brasil, o maior produtor mundial.

 

"O vírus Sars-CoV-2, responsável pela doença Covid-19, foi encontrado recentemente em uma amostra coletada da superfície de um lote de asas de frango congeladas importadas", informou um comunicado divulgado pela Sede de Prevenção e Controle de Epidemias de Shenzhen.

 

Informações da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) disse que emitirá nota oficial. O Ministério da Agricultura ainda não se manifestou até a última atualização desta reportagem. O governo brasileiro está em contato com a Administração Geral de Alfândegas da China.

 

De acordo com o número de registro informado no comunicado da prefeitura de Shenzhen, o lote pertence ao frigorífico Aurora, de Santa Catarina.

 

O comunicado da prefeitura de Shenzhen também diz que, pela segunda vez, traços do coronavírus foram encontrados em camarões procedentes do Equador.

 

As autoridades chinesas informaram que submeteram imediatamente a exames de diagnóstico as pessoas que tiveram contato com os produtos contaminados, assim como seus parentes. Todos os testes apresentaram resultado negativo, segundo o comunicado.

 

A contaminação de frango brasileiro pode provocar uma nova queda das exportações brasileiras para a China.

 

Em fevereiro de 2019, Pequim passou a aplicar, por cinco anos, tarifas antidumping ao frango brasileiro, que vão de 17,8% a 32,4%.

 

O Brasil, maior produtor mundial de carne de frango, era até 2017 o principal fornecedor de frango congelado para a China, por um valor que se aproximava de US$ 1 bilhão por ano e um volume que representava quase 85% das importações do gigante asiático.

 

Nos últimos anos o país perdeu parte do mercado para Tailândia, Argentina e Chile, de acordo com a consultoria especializada Zhiyan.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS