Após iniciar a produção de ovinos por conta própria e os problemas passarem a ser constantes em sua propriedade, o produtor rural Osvaldo Suzuki, do município de Nioaque, buscou a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Ovinocultura do Senar/MS. Em cinco meses de atendimento, as dificuldades ficaram no passado e o ovinocultor já enxerga um futuro promissor.
“Sou produtor de bovinos, e os ovinos eram um hobby que necessitava de ajuda. Tive muita dificuldade no começo, pois trouxe animais de fora, tive grandes perdas e não sabia como resolver. Foi aí que conheci a Assistência Técnica e Gerencial do Senar”, relata Osvaldo.
Em pouco tempo de atendimento do técnico de campo na propriedade, Osvaldo já sentiu a diferença.
“Resolveu grande parte do meu problema. Meu rebanho está estabilizado e tive grande melhora na produção. Por falta de informação eu comprei animais de outra região e não estavam adaptados. Aprendi tudo isso com o Senar/MS.”, completa.
Conforme o supervisor de campo da ATeG em Ovinocultura do Senar/MS, Custódio Júnior, a transformação ocorre, não só na propriedade, mas também na vida do técnico que atende o ovinocultor.
“Essa é uma cadeia extremamente demandada pelo mercado. Quando percebemos que nossas ações melhoraram os animais e a qualidade de vida do produtor rural, é uma satisfação que não tem dinheiro que pague. Não é o retorno financeiro, é o retorno que você vê que realmente está dando alguma contribuição para a sociedade”, detalha Custódio.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.


![Origem | Dengue | PI 3342 [728]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/7b3ed3ba448e396e72600c7212d06ab6-capitalnews-com-br.gif)
![Origem | Dengue | PI 3342 [300]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/369f49c0cfaf848f645163db4bfafab5-capitalnews-com-br.gif)