Terça-feira, 12 de Fevereiro de 2008, 10h:35 -
A
|
A
Cônsul e Embaixador da Áustria visitam à Famasul
Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)
A comercialização da carne bovina do Brasil para a União Européia foi um dos assuntos da visita do embaixador da Áustria, Werner Brandstetter, e do cônsul comercial, Peter Athanasiadis, com os representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), a senadora Marisa Serrano, Câmara Setorial da Bovinocultura, Alexandre Scaff Raffe, presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, José Lemos Monteiro, e o presidente da Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul, Laucídio Coelho.
Essa foi a primeira vez que o embaixador visitou Mato Grosso do Sul e apontou que a Áustria é uma das maiores consumidoras de carne brasileira per capita. No montante, o consumo do país é pequeno, mas per capita somos os maiores consumidores da carne brasileira, afirmou.
Os representantes dos produtores rurais questionaram sobre as barreiras impostas à carne brasileira pela União Européia. Para o cônsul, o número de fazendas que poderão vender seu gado para a Europa deve aumentar. Nós somos consumidores da carne brasileira e precisamos dessa comercialização, apontou, informando que as barreiras impostas pela União Européia são especificamente técnicas.
O presidente da FAMASUL, Ademar Silva Junior, alertou sobre o interesse dos produtores rurais em conversar sobre novas propostas. Gostaríamos de algo mais concreto nessa relação, com a participação de feiras, congressos. O cônsul comentou que também há interesse dos australianos em conversar com os brasileiros. Do nosso lado ninguém gosta disso [das barreiras].