O fornecimento mundial de carne bovina pode passar por uma desestruturação nos próximos anos. Duas regiões são as principais responsáveis pelo fornecimento de carne ao mundo: América do Sul e Oceania. E todos os países envolvidos com o fornecimento do produto têm problemas a curto prazo. A Austrália, líder mundial em receita com exportações até 2006, vive constantes secas, o que diminui a produtividade do país. A Argentina, que já foi líder mundial e exportava acima de 700 mil toneladas na década de 60, perde espaço e está ameaçada de importar carne bovina em dois anos.
No caso dos argentinos, dois fatores são cruciais para a pecuária no momento: intervenção do governo e a forte seca vivida pelo país. O Uruguai, outro importante participante do mercado mundial, também viveu um período de secas e deve sofrer as consequências nos próximos dois anos.
O Paraguai, que vem exportando mais, também teve um período de seca, embora menos grave do que Argentina e Uruguai. O volume de exportação do país ainda é pequeno. Diante desse cenário, o Brasil teria grande chance de avançar no fornecimento mundial de carne bovina, mas a desestruturação da rede de frigoríficos em algumas das principais regiões produtoras do país pode comprometer esse avanço. "Se o Brasil não resolver essa situação de estrutura da cadeia frigorífica em áreas de grande produção, o mundo poderá sofrer uma falta de carne em dois anos", segundo Luciano Vacari, superintende da Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso).
Na sua avaliação, o país precisa criar um mercado sólido de comercialização de gado, melhorando o relacionamento entre pecuarista e frigorífico. Além disso, é preciso tornar as negociações entre varejo e atacado mais transparentes. "Ninguém sabe o que acontece [nessas negociações]", diz ele. O Brasil tem boi, boa genética, política externa, dólar favorável, qualidade do produto e preço, mas o parque industrial está totalmente desmontado em algumas áreas, segundo ele. Vacari cita o exemplo de Mato Grosso, principal rebanho do país, que tem 38 plantas habilitadas a exportar, mas 15 estão paralisadas. Essa parada elevou ainda mais as dívidas dos frigoríficos com os pecuaristas, que somam R$ 120 milhões.