Campo Grande 00:00:00 Sábado, 14 de Dezembro de 2024


Rural Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024, 11:22 - A | A

Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024, 11h:22 - A | A

Trajetória

Do campo de Dourados ao topo nos Estados Unidos, a trajetória de sucesso de um treinador de cavalos

Com apoio do Senar/MS, o sul-mato-grossense conquistou reconhecimento internacional e realiza o sonho de treinar cavalos na capital mundial do setor.

Vivianne Nunes
Capital News

Rosemir Venâncio começou sua jornada com cavalos ainda criança, montando para ajudar na lida com o gado em Dourados, Mato Grosso do Sul. Hoje, ele ocupa o cobiçado posto de treinador em Ocala, Flórida, a capital mundial do cavalo. Essa transformação, que o levou de uma infância humilde a uma carreira internacional, teve um ponto de virada crucial: o Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Desde o primeiro curso no Sindicato Rural de Bela Vista, Venâncio não parou de aprender e se aprimorar. “O Senar é o precursor da minha profissão. Foi com ele que desenvolvi minhas técnicas e percebi o quanto trabalhar com método dava certo. Nunca tive dinheiro para comprar meu cavalo, mas o Senar encontrou em mim alguém disposto a aprender”, relembra.

Com certificações acumuladas e a orientação do instrutor Reginaldo Rodrigues, que se tornou um grande amigo, Venâncio aprofundou seus conhecimentos em doma e treinamento, destacando-se pela habilidade única no trato com os equinos.

A carreira de Venâncio ganhou projeção internacional quando começou a ministrar cursos no Pantanal paraguaio, onde foi contratado para trabalhar em uma fazenda local. Sua fama cresceu, e foi em uma competição que ele conheceu o estadunidense Kenny Knowlton, especialista em apartação e juiz de provas, que mais tarde se tornaria fundamental para seu sonho de trabalhar nos Estados Unidos.

Após anos de preparação e idas e vindas durante a pandemia, Venâncio foi contratado por uma empresa americana que o auxiliou no processo para obtenção do visto de habilidade extraordinária. “Acredito que até o ano que vem consigo o green card”, diz ele, otimista sobre o futuro.

Para Venâncio, o Senar/MS foi a base de sua trajetória. “Eu fiquei fascinado pelos cursos. O Senar buscou alguém no campo, como eu, que queria aprender e crescer. Minha história mostra que o aprendizado técnico é capaz de transformar vidas e abrir portas que antes pareciam impossíveis”, ressalta.

Agora, como treinador de cavalos em um dos polos mais importantes do mundo, Venâncio continua inspirando outros apaixonados por equinos, provando que determinação e acesso ao conhecimento são a chave para alcançar grandes conquistas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS