Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 22 de Fevereiro de 2021, 09:41 - A | A

Segunda-feira, 22 de Fevereiro de 2021, 09h:41 - A | A

Durante pandemia Mapa cria conselho para minimizar impactos na agropecuaria

A medida foi publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial

Laryssa Maier
Capital News

 Tânia Rêgo/Agência Brasil

Durante pandemia Mapa cria conselho para minimizar impactos na agropecuaria

..

Nesta segunda-feira (22) foi publicada a Portaria pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Diário Oficial da União que institui o Comitê de Crise visando o monitoramento de ações e a proposição de estratégias que visem minimizar os impactos do novo coronavírus no funcionamento da agropecuária e abastecimento de alimentos para a população brasileira.

 

O comitê será composto por integrantes do gabinete da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e das secretarias Executiva; de Agricultura Familiar e Cooperativismo; de Comércio e Relações Internacionais; de Defesa Agropecuária; de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação; e de Política Agrícola.

 

De acordo com a portaria nº 37, esse comitê subsidiará o ministério na tomada de decisões durante o período em que as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública estiverem em vigor. Também integrarão ao grupo representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A coordenação do Comitê de Crise ficará a cargo do secretário de Política Agrícola.

 

A médio e longo prazo, a portaria prevê ações que visam ajustes estruturais, criando cenários futuros e propostas sobre impactos que poderão advir nos sistemas produtivos, mercados e demanda. De acordo com a Agência Brasil, pretende também alinhar esses cenários aos cenários nacionais e internacionais; promover discussões internas e externas; e propor alternativas e soluções.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS