Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 16 de Março de 2020, 09:41 - A | A

Segunda-feira, 16 de Março de 2020, 09h:41 - A | A

Melhoramento

Embrapa promove eventos para pecuária de corte em MS

De acordo com a Embrapa, o objetivo é levar até os produtores tecnologias que melhoram a produtividade

Flávio Veras
Capital News

 

Divulgação

Corumbá terá 1ª Feira Agrotecnológica do Pantanal Sul

 

A Embrapa (Campo Grande-MS) realizará eventos de transferência de tecnologia durante os este mês de março. Pecuária de precisão, melhoramento genético, sistemas integrados e manejo de pastagens são temas que os especialistas do órgão levarão até os produtores rurais. 

 

Conforme o órgão, O primeiro deles acontece esta semana no Norte de Mato Grosso do Sul, durante a 23ª edição do TecnoAgro, em Chapadão do Sul (MS). Analista de Tecnologia da Informação (TI), Camilo Carromeu abordará a transformação digital e a pecuária 4.0, em palestra no Tecnoagro. A participação do especialista em feiras e encontros agropecuários tem sido frequente. 

 

Ele credita isso ao crescente reconhecimento do potencial de mudança que a agricultura 4.0 proporcionará ao setor e “o produtor rural já percebeu isso. Quando se fala em agricultura 4.0, se fala em várias vertentes e uma delas é transformação digital, que impacta em toda cadeia produtiva. Está tudo, de certa forma, interligado”, define o cientista da computação. 

 

Ele afirmou ainda que a Unidade da Embrapa na capital sul-mato-grossense “está atenta a esta transformação digital na pecuária e, mais do que isso, propõe um arcabouço tecnológico e de negócio para fomentar essa revolução, que é o ecossistema digital da pecuária ou Smart Livestock”. Durante sua palestra. Carromeu mostrará como isso pode funcionar na prática como, por exemplo, a viabilidade de se adotar um "Agro ID", que é uma conta única para todos esses sistemas. 

 

Inédito

 

Já entre os dias 25 e 27 de março, o município de Ribas do Rio Pardo (MS) recebe o 1º AgroRibas, com cerca de 40 expositores confirmados. Em MS, Ribas é a cidade com o maior número de pivôs de irrigação para lavoura e a segunda em maciço florestal. A primeira Unidade de Referência Tecnológica (URT) da Embrapa da Marca-Conceito Carne Carbono Neutro (CCN) também está localizada em uma propriedade situada em Ribas, a Fazenda Mutum. 

 

Coordenadora da agenda técnica do evento, a pesquisadora da Embrapa Fabiana Villa ressalta o potencial de Ribas e a necessidade de intensificar a parceira, “é possível ir além do CCN, ampliar o que fazemos atualmente”. O secretário de desenvolvimento econômico do município, Diógenes Martins Marques, completa que a localidade detém o terceiro maior rebanho do País, o que reforça a aposta em conhecimento e “colocar à disposição do produtor rural da Costa Leste de Mato Grosso do Sul tudo o que ele precisa”. 

 

Ele e Fabiana Villa comentam que a programação técnica contém três cursos de curta duração: sistemas em integração (dia 26), pastagens bem manejadas (dia 27 – manhã) e melhoramento genético aplicado a bovinos de corte (dia 27 – à tarde), todos ministrados por especialistas da estatal, entre eles, Júlio Salton, Vanderley Porfírio, Roberto Giolo, Manual Macedo, Ademir Zimmer, Rodrigo Gomes, Antônio Rosa, Gilberto Menezes e Leonardo Nieto.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS