Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Suínos e Aves (Embrapa) realiza evento para discutir alternativas para problema em torno da mortalidade de animais nos sistemas produtivos, tendo enfoque no impacto ambiental e sanitário da correta destinação das carcaças de animais, o tema faz parte do Projeto Tecnologias para Destinação de Animais Mortos – TEC-DAM.
Na programação estão previstas apresentações conduzidas por pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves. A primeira palestra abordará o tema, "Volume de passivos gerados na suinocultura", com o pesquisador Everton Krabbe, líder do projeto Tecnologias para Destinação de Animais Mortos - TEC DAM. Na sequência, o pesquisador e chefe de P&D da Embrapa Airton Kunz, discutirá o tópico, "Aspectos técnicos sobre o uso de carcaças na digestão anaeróbia". Por fim, Rodrigo Nicoloso apresentará o trabalho intitulado "Considerações sobre o uso agronômico do digestato".
Segundo a Embrapa a compostagem era a única tecnologia recomendada oficialmente no Brasil para a destinação de carcaças, mas com o crescimento da produção essa prática tornou-se insuficiente para cobrir a demanda, resultando assim em alternativas de descarte inadequadas, gerando problemas ambientais e trabalhistas.
O webinar será realizado no dia 16 de março, às 10h30, no canal do youtube da Embrapa: https://youtu.be/4qkcMqxTRZo.