Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Rural Sábado, 23 de Outubro de 2021, 12:11 - A | A

Sábado, 23 de Outubro de 2021, 12h:11 - A | A

Conservação

Equipe da Semagro acompanha ações do PROSOLO

Oportunidade também foi discutido com os técnicos da Itaipu

Elaine Silva
Capital News

Divulgação/Portal MS

Equipe da Semagro acompanha ações do PROSOLO

Ações do PROSOLO

Equipe da Semagro está em Iguatemi acompanhando os trabalhos de manejo e conservação de solo e água, realizados através do Plano Estadual de Manejo e Conservação do Solo e Água (PROSOLO), sob coordenação do superintendente de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, Rogério Beretta. 

 

Segundo Beretta, além de acompanhar as atividades o grupo se reúne com representantes do Consórcio (Prefeitos: Chico Piroli de Sete Quedas, Gilson Cruz, de Juti, e Rogério Torquetti, de Tacuru) e o gerente da Divisão de Apoio Operacional da Itaipu, Haroldo Virgílio, para discutir metodologia de implantação do programa de revitalização da bacia do Rio Iguatemi.

 

O trabalho, que inclui ações de manejo e conservação de solo e água, além de ações de recuperação ambiental nas áreas afetadas (voçorocas), servirá de modelo para ser replicado em toda bacia. De acordo com o Governo do Estado, executado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da região Sul de MS (Conisul) com R$ 1,1 milhão do Fundo de Regularização de Terras (Funter), o trabalho tem por objetivo a recuperação de solos e restauração ecológica em área prioritária nas nascentes da bacia do Rio Iguatemi, no município de Iguatemi.

 

PROSOLO

Plano foi elaborado a fim de nortear as ações de implementação de sistemas de recuperação e conservação destes recursos naturais. Para isso, será feita a identificação das principais causas da degradação e da integração entre as práticas de manejo em áreas de produção agropecuária.

 

O PROSOLO busca o desenvolvimento sustentável, gerando riquezas, qualidade de vida e conservação dos recursos naturais através da conjugação da parceria de setores público e privado. A partir de uma política estruturante, o Governo do Estado espera a adoção de boas práticas de produção e sustentabilidade.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS