Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 24 de Dezembro de 2024


Rural Segunda-feira, 11 de Maio de 2015, 07:32 - A | A

Segunda-feira, 11 de Maio de 2015, 07h:32 - A | A

Tecnologia

Fábrica usa smartphones no monitoramento de florestas

Aplicativo permite acesso remoto integrado a todas as informações sobre as áreas cultivadas

Alberto Gonçalves
Capital News

Divulgação

smatphone eldorado

Eldorado usa smartphone para controlar florestas de eucalipto

A fábrica Eldorado Brasil, instalada em Três lagoas, na produção de celulose,  vem utilizando tecnologia digital para monitorar suas florestas plantadas. Com um aplicativo, para tablets e smartphones, a empresa tem o acesso as informações sobre as áreas cultivadas pela companhia.

Segundo a empresa, entre as informações disponibilizadas estão imagens feitas por veículos aéreos não tripulados (vants), contendo dados de inventário das florestas plantadas e ainda lista operações feitas nas áreas monitoradas. O aplicativo foi desenvolvido pela Eldorado em parceria com a Inflor, empresa especialista em sistemas de gestão de ativos biológicos,

Implantada em outubro de 2014, a tecnologia, que funciona até mesmo sem conexão com a internet, começa a apresentar bons resultados. O gerente da empersa declarou ao portal G1: “Ter a informação na ponta dos dedos quando em campo, nos permite entender melhor os eventos que tornaram a floresta o que ela é no presente, e tomar decisões rápidas que reflitam em seu desenvolvimento futuro. O software também conta com um sistema de roteirização, que auxilia a navegação nas estradas até as fazendas”.

“De forma objetiva a aplicação desta tecnologia obteve grande sucesso em ampliar o acesso à informação, melhorando a gestão de recursos”, conclui o gerente.

De acordo com a empresa, a atualização dos dados no tablet acontece quando o colaborador acessa a rede da Eldorado. Diariamente novas anotações são feitas no sistema de Gestão Florestal (SGF) e incluídos no aplicativo, podendo ser consultados por todos os colaboradores. O programa também fornece rotas de acesso para as mais de 300 fazendas nas quais a companhia planta eucalipto.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS