Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 02 de Setembro de 2019, 08:06 - A | A

Segunda-feira, 02 de Setembro de 2019, 08h:06 - A | A

Expointer

Feira teve aumento de 13,51% nas vendas em comparação com 2018

Ministra Tereza Cristina esteve no evento na última quinta-feria (29)

Elaine Silva
Capital News

Divulgação/Emater-RS

Feira teve aumento de 13,51% nas vendas em comparação com 2018

Público aprecia produtos da agricultura familiar na Expointer

Durante nove dias, os 316 expositores da 21ª Feira da Agricultura Familiar na Expointer que estavam no pavilhão venderam R$ 4,5 milhões, de acordo com a estimativa divulgada pelos organizadores do evento. O aumento de 13,51% nas vendas em relação ao ano passado.

Entre os estabelecimentos que comprovam esse sucesso está o Bio+Açaí, cooperativa de produtores de açaí do Amapá que participou pela primeira vez de uma feira e conseguiu vender cerca de 5 mil quilos de polpa do produto. O total é cinco vezes maior do que os produtores esperavam comercializar. Além disso, eles fecharam parcerias locais e internacionais que vão permiti-los ter um representante no Rio Grande do Sul e exportar o produto para a Alemanha.

Na quinta-feira (29), a ministra Tereza Cristina conheceu o pavilhão e participou da primeira assinatura de contratos entre o Banco do Brasil e beneficiários do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) para a construção e reforma de casas. O evento também marcou o lançamento do Selo Arte para os queijos produzidos no Rio Grande do Sul.
Expointer

A Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer) é considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina. Segundo balanço divulgado pelo governo do Rio Grande do Sul, a 42ª Expointer movimentou R$ 2,6 bilhões e atraiu aproximadamente 420 mil visitantes nos nove dias, crescimento de 17,37% e 11,43%, respectivamente.

Neste ano, conforme a assessoria, o ministério marcou presença no evento também no Pavilhão Internacional, onde o Laboratório de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Sul (LFDA-RS) demonstrou ao público como são realizados testes de qualidade do azeite.

No mesmo espaço, estava o estande do Incra, com a exposição dos veículos usados para o georreferenciamento dos lotes da reforma agrária, e o da Embrapa, com o lançamento de tecnologias para o produtor rural.

O 1º Fórum Nacional do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) também foi realizado na Expointer. Cerca de 200 participantes, entre representantes dos serviços veterinários estaduais e do setor pecuário, avaliaram os resultados e discutiram os principais desafios da iniciativa, lançada há dois anos;

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS