Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 31 de Dezembro de 2024


Rural Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2008, 07:06 - A | A

Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2008, 07h:06 - A | A

Lançada oficialmente a 70ª edição da Expogrande

Letícia Nucci - Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Foi lançada oficialmente, ontem, às 20h, no tatersal de elite do Parque de Exposições Laucídio Coelho, na Capital, a 70ª Expogrande (Exposição Agropecuária Industrial de Campo Grande), que acontece de 3 a 13 de abril. “Dentro de um Estado novo como Mato Grosso do Sul, você fazer uma exposição 70 vezes consecutivas, é motivo de orgulho, pois nós fazemos parte da própria história do Estado”, enfatiza o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Laucídio Coelho Neto.

Em um discurso emocionado, Laucídio relembra os antigos presidentes da Acrissul, que junto com ele fizeram possível esses 70 anos de Expogrande. “O vereador Edil Albuquerque propôs realizar um sonho antigo da instituição que é montar o Museu do Fazendeiro, que mostre as conquistas do produtor Rural, que mostre as conquistas de MS, e esse museu já tem nome, Paulo Coelho Machado (ex-presidente da Acrissul)”

Com o setor do agronegócio recuperado em Mato Grosso do Sul, o evento promete superar as expectativas e ultrapassar os números dos anos passados. “Nunca tivemos a arroba em um valor tão elevado como agora, em termos reais. O mesmo ocorre com a agricultura, onde a soja e o milho, principais produtos agrícolas do nosso Estado, estão com preços, vendas internas e externas muito acima das dos últimos anos”, explica Laucídio.

As parcerias são importantes em um evento como este, segundo o governador André Puccinelli, “Eu tenho plena certeza que a situação vai melhorar cada vez mais, pois quero tornar o Estado uma das melhores unidades da Federação. Se há um governo forte, há uma classe produtora forte... Um governo que pense centrado na bandeira do nosso País, com Ordem e Progresso, sempre.”

Apesar dos problemas que o Brasil enfrenta hoje em relação ao embargo da carne para exportação para UE (União Européia), a secretária de produção, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias se mostra otimista, “O Setor da pecuária, com um pouco de dor, se uniu, se mostrou coesa para apoiar os 70 anos de exposição, que é um marco na historia da pecuária. Nós aqui no Estado temos a melhor genética, um rebanho excepcional. Com a força e parceria do Governo do Estado e do Governo Federal nós vamos conseguir, ainda este ano, aprovação na OIE (Organização Mundial da Saúde Animal)”

Expectativas

No ano passado, na 69ª edição, o faturamento geral da exposição chegou a R$ 117 milhões, sendo 42 leilões, número 55% maior que o da edição de 2006, quando o movimento geral totalizou R$ 75,6 milhões. O evento tem tradição no Estado e promete, intitulado histórico, uma programação maior agora em 2008, com 45 leilões, bares e restaurantes e oito shows nacionais e regionais para garantir a diversão do público. Os organizadores preparam uma mega-estrutura para receber 150 mil visitantes durante os 11 dias que acontecem de 3 a 13 de março de 2008.

Além de cerca de 600 pessoas que estiverem presentes no lançamento, a cerimônia contou com a presença do presidente da Acrissul, Laucídio Coelho Neto, o governador do Estado, André Puccinelli, o prefeito da Capital, Nelson Trad Filho, a secretária da Seprotur (Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo), Tereza Cristina Correa da Costa Dias.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS