Começa oficialmente a edição de 2010 do Congresso de Tecnologia na Cadeia Produtiva da Cana-de-Açúcar em Mato Grosso do Sul (Canasul). O lançamento oficial do evento foi realizado na manhã desta terça-feira (3), na Casa Rural, sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), no Bairro Chácara Cachoeira, em Campo Grande.
Inscrições podem ser feitas até o dia 10 de agosto pelo site do evento. As informações podem ser obtidas no mesmo site e pelo telefone (67) 3348-8144.
O presidente da Famaul lembrou que há quatro anos, no primeiro Canasul, Mato Grosso do Sul ainda era potencial no setor sucroalcooleiro. “O evento serviu para colocar o segmento na agenda e hoje o ongresso reflete o avanço e o momento de discussão do setor”. Roberto Hollanda complementou reforçando que a produção sul-mato-grossense saltou de 11 milhões de toneladas há cinco anos para 37 milhões de toneladas. “O Canasul traz discussões de temas de ponta e terá a presença de presidentes de quase todas as entidades de produtores do setor sucroalcooleiro do Brasil”, enfatizou, conforme repassado pela assessoria de imprensa da entidade.
Mesmo sendo lançado hoje, o congresso só começa no dia 16 e termina no seguinte. As atividades serão no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. O evento é promovido pela Famasul, pela Secretaria de Estado da Produção e Turismo (Seprotur) e pela Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems).
Dentre as palestras, estão as que debaterão características e tendências da atividade que já ocupa 339 mil hectares no Estado, segundo levantamento da safra 2010/11 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “Neste ano, a operação de 22 usinas vai processar cerca de 37 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. A maior parte (21 milhões de toneladas) será transformada em etanol, cada vez mais presente na vida do brasileiro e respeitado no mercado internacional”, lembra assessoria.
O objetivo do Canasul é integrar segmentos fundamentais do setor sucroalcooleiro (produtores, empresários, técnicos, acadêmicos e fornecedores) e oportunizar geração de negócios, apresentando novas tecnologias, avanços dos sistemas industriais e discutindo temas de grande relevância neste segmento como mercado, meio ambiente e logística.
Entre os presentes na cerimônia de hoje, estavam: o presidente da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul), Roberto Hollanda Filho; o secretário adjunto da Secretaria de Produção e Turismo (Seprotur), Paulo Engel; e o presidente executivo da União dos Produtores de Bioenergia (Udop) de Araçatuba (SP), Antonio Cesar Salibe.(Com informações da assessoria da Famasul)
Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)