Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 24 de Junho de 2019, 18:07 - A | A

Segunda-feira, 24 de Junho de 2019, 18h:07 - A | A

Publicação

Mapa publica 42 defensivos agrícolas no Diário Oficial

O objetivo é aumentar concorrência e baratear custo dos produtos

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/Mapa

Mapa publica 42 defensivos agrícolas no Diário Oficial

O objetivo é aumentar concorrência e baratear custo dos produtos

Nesta segunda-feira (24), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no Diário Oficial da União (DOU) o ato nº 42, do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária, com o registro de 42 defensivos agrícolas. 

 

Ao todo, apenas um produto traz um ingrediente ativo novo, os demais são produtos genéricos que já estavam presentes em outros produtos existentes no mercado.

 

Entre os produtos na lista de registros, 29 são técnicos equivalentes, ou seja, genéricos de princípios ativos já autorizados no país, para uso industrial. Outros 12 registros (10 de origem química e dois de origem microbiológica) são produtos genéricos que já estão prontos para serem usados no controle de pragas na agricultura brasileira. Em média, os produtos registrados hoje estavam há quatro anos na fila para aprovação.

 

Assim como, está na lista o registro do produto técnico à base do ingrediente ativo Florpirauxifen-benzil, que é o primeiro ingrediente ativo novo aprovado em 2019. Ele apresenta alta eficiência contra a infestação de diversas plantas daninhas para as quais hoje o produtor rural tem muitas dificuldades para controlar.

 

Com isso, o Mapa tem como objetivo a aprovação de produtos genéricos, buscando aumentar a concorrência no mercado e diminuir o preço dos defensivos, o que faz cair o custo de produção. Já a aprovação de novos produtos tem como objetivo disponibilizar novas alternativas de controle mais eficientes e com menor impacto ao meio ambiente e à saúde humana.

 

De acordo com o Coordenador-Geral de Agrotóxicos e Afins da Secretaria de Defesa Agropecuária, Carlos Venâncio. “As aprovações de novos produtos técnicos equivalentes significam que novas fábricas estão autorizadas a fornecer ingredientes ativos para fabricação dos produtos formulados que já estão registrados, possibilitando um aumento na concorrência no fornecimento industrial destas substâncias”, destaca. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS