Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Rural Quinta-feira, 10 de Outubro de 2019, 18:09 - A | A

Quinta-feira, 10 de Outubro de 2019, 18h:09 - A | A

Agro

Ministra afirma que a potencia agrícola brasileira tem espaço para crescimento

Ao participar do painel Brasil: Potência Agrícola Sustentável

Laryssa Maier
Capital News

Divulgação/ MAPA

Ministra afirma que a potencia agrícola brasileira tem espaço para crescimento

Ministra participou do Fórum de Investimentos Brasil 2019

 

Nesta quinta-feira (10) a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) disse que o Brasil já é reconhecido como uma potência agrícola, mas tem espaço para continuar crescendo, de forma sustentável. Ao participar do painel Brasil: Potência Agrícola Sustentável, durante o Fórum de Investimentos Brasil 2019, em São Paulo, a ministra disse que o Brasil quer avançar para além dos atuais 7% de participação no comércio mundial. 

 

“Somos um dos poucos países do mundo com capacidade de expandir significativamente a oferta de alimentos de forma sustentável. Para seguir incrementando a produção nacional e minimizando os impactos ao meio ambiente, o governo brasileiro e o setor privado precisam continuar trabalhando juntos”, disse a ministra, destacando que o Brasil deve, efetivamente, assumir sua vocação de potência agroambiental global.

 

A ministra também destacou a importância da ampliação dos investimentos estrangeiros no país, para garantir a continuidade do crescimento. Segundo ela, existem oportunidades ao longo de toda a cadeia produtiva do agro, como em insumos, maquinário, produção, processamento, estocagem, distribuição e transporte.

 

Os próximos anos, esse número de consumidores será ainda maior, considerando os dois acordos recém-fechados pelo Brasil com União Europeia e EFTA, formado pela Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein, que somam juntos quase 510 milhões de habitantes.

 

Segundo assessoria o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Sergio Segovia, destacou que o trabalho é para tornar o Brasil “protagonista inquestionável na quantidade e qualidade da produção agropecuária”. Segundo o presidente, a Apex apoia a internacionalização das 1 mil empresas agropecuárias, que exportaram US$ 20 bilhões, o equivalente a 19% do total das exportações do agro. Ele ressaltou ainda que é preciso buscar “produtos e soluções que traduzam a responsabilidade ambiental e social” do país.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS