Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 04 de Março de 2020, 16:44 - A | A

Quarta-feira, 04 de Março de 2020, 16h:44 - A | A

Agricultura

Ministra nega que novos prazos acelerem liberação de agrotóxicos

Nesta semana foram liberados 16 novos defensivos agrícolas

Norton Soares
Capital News

Reprodução

Ministra nega que novos prazos acelerem liberação de agrotóxicos

Ministra Tereza Cristina falou sobre o tema em entrevista durante a Expodireto Cotrijal, no RS

Após polêmica, ministra da Agricultura, Tereza Cristina, garantiu que agrotóxicos não serão liberados com análise acelerada, após mudança nos prazos para aprovação automática dos produtos, divulgada pelo Governo na última sexta-feira (28). Ela estava em visita à Expodireto Cotrijal, no Rio Grande do Sul, no início desta semana.

 

Conforme a ministra, os 60 dias estabelecidos pela pasta são um prazo determinado para a avaliação documental dos pedidos de registro e não sobre os aspectos toxicológicos. "Esse prazo não é para olhar o processo. É preciso entender melhor o processo, que pode levar de um a até 4 ou 5 anos. Os 60 dias é para publicação", completou.

 

Outro ponto destacado por Tereza Cristina, foi  a publicação dos registros só será feita após a avaliação toxicológica da Anvisa e do Ibama. "Esses estudos prontos chegam ao Ministério da Agricultura, que agora terá 60 dias para publicar os registros", explicou.

 

Foram liberados 16 novos defensivos agrícolas formulados para o Brasil, conforme divulgação felita pelo Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária no início desta semana. Estes produtos estão liberados para serem utilizados por agricultores na defesa de suas plantações.

 

Utilizam agentes de controle biológicos na sua formulação dois desses produtos, tendo como objetivo aumentar a sustentabilidade da agricultura nacional. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS