A moagem da cana-de-açúcar 2019/2020 atingiu 18,5 milhões de toneladas, no primeiro trimestre.Os dados fazem parte do acompanhamento da safra divulgado pela Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul).
A quantidade é 7% maior comparado à safra passada, que processou 17,2 milhões de toneladas no mesmo período. Conforme a assessoria, o presidente Associação, Roberto Hollanda Filho, condições climáticas contribuíram para o resultado positivo de produção neste período. Com relação à ocorrência de geada em áreas de cana-de-açúcar no Estado no último final de semana, eventuais impactos devem refletir no resultado dos próximos balanços da safra.
Etanol e Açúcar
A produção de etanol hidratado teve aumento de 10%, com 938 milhões de litros produzidos no período acumulado da safra. Em contrapartida, etanol anidro registrou queda de 1,4% na produção, com 233 milhões de litros. No total, foram 1,1 bilhão de litros de etanol produzidos pelo Estado [+7,6%].
Já a produção de açúcar teve uma leve recuperação neste primeiro trimestre da safra. Foram produzidas 328 mil toneladas do alimento, quantidade 7,6% maior comparado ao mesmo período da safra anterior. Apesar da recuperação na produção do açúcar, o mix de produção da safra em Mato Grosso do Sul permanece voltada para etanol, com 85% de destinação da cana.